Advertisement

Equipe de demonstração aérea da Polônia fará sua última demonstração em agosto

A Bialo-Czerwone Iskrym (Faíscas Vermelho e Branco), ou simplesmente Team Iskry, uma das equipes de demonstração da Força Aérea da Polônia, vai realizar sua última apresentação este ano. O voo está previsto para o dia 15 de agosto, no Dia do Exército no país. 

A equipe emprega sete jatos de treinamento PZL-Mielec TS-11 Iskra (Faísca) desde 1984. As aeronaves serão aposentadas esse ano, o que levará à desativação da esquadrilha. Na Polônia, o TS-11 está sendo substituído pelo jato italiano Leonardo M346 Master. 

Małgorzata Weber, porta-voz da Agência de Propriedade Militar, informou ao portal polonês Rzeczpospolita que o Ministério da Defesa vai decidir o destino final dos aviões. Weber acrescenta que em janeiro desse ano um TS-11 foi vendido para um colecionador, e outro será leiloado em breve.

De acordo com o site, 36 TS-11 estavam em serviço na Polônia até o início do ano passado. “Essas aeronaves foram introduzidas na Força Aérea no início dos anos 1960, e gerações de pilotos militares foram treinados para usá-las. No total, 400 dessas máquinas foram construídas na PZL-Mielec.”

Segundo o Aerobatic Teams, a Iskry foi formada em 1984, sucedendo a Equipe de Demonstração Rombik, formada em 1969 e desativada em 1981. A equipe tem como sede a Base Aérea de Deblin, onde também fica a Universidade da Força Aérea, responsável por formar os novos pilotos da Polônia. 

Além da Iskry, a Força Aérea Polonesa também têm a Equipe de Acrobacias Orlik, que usa os turboélices PZL-130 Orlik. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Demonstração Aérea, Polônia, usaexport