Advertisement

Equipes encontram pedaços de F-15 japonês que caiu no mar

Equipes de busca acharam pedaços da fuselagem do caça F-15 da Força Aérea de Autodefesa Japonesa (JASDF) que caiu no Mar do Japão na manhã de ontem (31). Os dois pilotos seguem desaparecidos.  

Segundo a agência de notícias NHK, painéis, equipamentos de sobrevivência e outros destroços do caça foram encontrados no mar na área onde a aeronave perdeu contato com os radares.

https://youtu.be/YZw0tqe3xW4

O caça era um F-15DJ de dois assentos, matrícula 32-8083, e havia decolado da Base Aérea de Komatsu com outras três aeronaves par um treinamento de combate aéreo. Após voar por cinco quilômetros, a Força Aérea perdeu contato com o avião. 

A aeronave pertencia ao Tactical Fighter Training Group (hikoukyoudougun) a única unidade aggressor da JASDF. O TFTG tem como missão  o desenvolvimento de novas táticas e doutrinas de combate aéreo, além de representar aeronaves inimigas em treinamento. Por isso, é considerado um esquadrão de elite, composto apenas por aviadores com grande experiência. 

Os caças da unidade podem ser reconhecidos pelas pinturas coloridas aplicadas por cima do esquema cinza padrão. Era o caso do F-15DJ perdido ontem, que desde 2021 ostentava uma pintura de tigre. 

 

Falando à jornalistas nesta terça-feira (01), o Ministro da Defesa Nobuo Kishi desmentiu informações de que um dos pilotos do F-15 teria sido encontrado no mar. As buscas pelos dois aviadores desaparecidos seguem com aeronaves e embarcações das Forças Armadas e da Guarda Costeira. “Continuaremos a coletar informações sobre a situação dos danos e faremos todos os esforços para resgatá-los, investigar minuciosamente a causa do acidente e explicá-lo à população local”, disse o Ministro. 

https://twitter.com/intel1osint100/status/1488393220589776899

“Lamento a preocupação dos moradores. Estamos procurando com todas as nossas forças e queremos encontrar e resgatar os pilotos o mais cedo possível”, disse o Comandante da Base Aérea de Komatsu, Daigo Ishibiki. 

Atualmente a JASDF possui 200 caças F-15J e F-15DJ Eagle, dos quais 70 serão modernizados pela Boeing e Mitsubishi Heavy Industries. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: acidente, F-15, F-15J, Japão, JASDF, usaexport