Vulcão Fagradalsfjall Islândia voos
Foto: Reuters

Na última sexta-feira(19) todos os voos com partida e destino na Islândia, especialmente o Aeroporto Internacional de Keflavik(KEF) foram cancelados ou tiveram de alternar devido a erupção do vulcão Fagradalsfjall.

Depois de analisar as condições do vulcão e nos arredores, um aviso prévio de que haveria grandes chances de uma erupção foi emitido no começo do mês e reforçado pouco antes da erupção. O Escritório Meteorológico da Islândia, anunciou que a erupção ocorreu em 21h10 da sexta-feira dia 19 de março.

“No momento em que este informe foi escrito, o tempo na península está úmido e ventoso, e um brilho laranja pode ser visto nas nuvens baixas no horizonte de Reykjanesbær e Grindavík. O local da erupção está em um vale, cerca de 4,7 km para o interior da costa sul da península. A cidade costeira de Grindavík é a região povoada fechada ao local da erupção, localizada a aproximadamente 10 km a sudoeste. No momento, não há relatos de queda de cinzas, embora sejam esperadas emissões de tephra e gás.” Disse o Escritório de Meteorologia da Islândia.

A erupção desse vulcão não foi tão impactante quanto um outro vulcão entrou em erupção na Europa em 2010. Suas cinzas causaram um imenso impacto nas viagens por todo o continente. O vulcão localizado na Península de Reykjanes que fica a cerca de 30km da capital da Islândia não causou grandes impactos.

Hoje(22) a companhia aérea Icelandair informou por meio de nota que o Aeroporto está aberto para voos: 

“Uma erupção vulcânica começou perto de Fagradalsfjall, Islândia, pouco depois das 21h00 desta noite. A erupção vulcânica é uma erupção de lava e não terá um impacto considerável em nossas operações da Icelandair ou no Aeroporto de Keflavík, portanto, os voos para amanhã de manhã estão dentro do cronograma. Continuaremos monitorando a situação de perto e nos certificando de manter nossos passageiros informados se tivermos que fazer qualquer alteração em nossos horários de voo. A saúde e a segurança de nossos passageiros e funcionários são sempre nossa prioridade e estão no centro de todas as decisões que tomamos.”

Até o momento alguns voos já haviam sido retomados em Keflavík, porém o número de voos atrasados ainda é considerável devido ao efeito na frota da principal companhia aérea do país, a Icelandair.