A Emirates Flight Training Academy recebeu o seu primeiro jato Embraer Phenom 100EV em Dubai. O avião, que carrega a matrícula A6-DWC, é o primeiro dos cinco aviões Phenom 100EV que constituirá a frota de treinamento da Academia de Pilotos.

A aeronave foi montada na fábrica de produção da Embraer em Melbourne, na Flórida (EUA). Ao longo dos últimos meses, várias equipes da Embraer trabalharam nas etapas finais da produção de aeronaves, incluindo montagem, teste e pintura. A6-DWC é o oitavo avião Phenom 100EV fabricado pela Embraer.

O primeiro Embraer Phenom 100EV da Emirates Flight Academy pousou em Dubai após uma jornada com mais de oito dias voando, resultando em 16 mil quilômetros percorridos fazendo escala em 11 países. A tripulação do voo de entrega foi composta por dois pilotos da Embraer, o avião passou por aeroportos nos Estados Unidos, Canadá, Groenlândia, Islândia, Escócia, Alemanha, Hungria, Grécia, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Em 2015 a Emirates encomendou 5 aviões Phenom 100E da Embraer para compor sua frota de treinamento de novos pilotos. A Emirates atualizou sua encomenda e postegou a entrega ao saber que a Embraer apresentaria o Phenom 100EV, uma atualização com base no Phenom 100E que entrega maior performance em voo para a aeronave.

Foto – Emirates

Além das cinco aeronaves Embraer Phenom 100EV, a Emirates Flight Training Academy fez uma encomenda para 22 aeronaves Cirrus SR22 G6, sendo que 6 dessas aeronaves já foram entregues.

A Emirates Flight Training Academy, localizada perto do Aeroporto Dubai World Central (DWC) em Dubai South, é projetada para ser uma das instalações de treinamento de voo mais avançadas do mundo.

A inauguração oficial será durante o Dubai Airshow de 2017, que acontecerá nos próximos dias. As instalações são enormes, têm uma área total de 200 campos de futebol e incluirá salas de aula, simuladores terrestres, uma frota de aeronaves de treinamento, torre de controle e uma pista de 1800 metros para pousos e decolagens. Além disso o local será equipado com centro de manutenção e instalações de lazer para os futuros pilotos.

Veja mais em www.emiratesflighttrainingacademy.com.

A Etihad Airways também selecionou o Phenom 100 para equipar a frota da Etihad Flight College, responsável por treinar novos pilotos.

 

O Phenom 100EV

O aclamado Prodigy Touch vôo deck, que foi introduzido no mercado pelo Phenom 300, agora é destaque no Phenom de nível de entrada 100EV. Os motores modificados da Pratt & Whitney Canada (PW617F1-E) oferecem maior velocidade com desempenho superior, especialmente quando o avião está operando em regiões de alta temperatura e grande altitude.

O Phenom 100 EV tem motores Pratt & Whitney Canada PW617F1-E, com 1730 libras de empuxo, chegando a 405 nós em velocidade de cruzeiro e até 15% mais empuxo em aeroportos elevados e com altas temperaturas, o que equivale a mais alcance e menor tempo de subida. A aeronave tem alcance de 1178 milhas náuticas (2182 km) com quatro passageiros e reservas no padrão NBAA IFR.

A cabine de comando permite operação com um só piloto, no modo Single Pilot, com alerta situacional elevado pela interface homem-máquina da aviônica Prodigy Touch, baseada no Garmin G3000, com painéis maiores e de alta resolução, telas divisíveis e novo radar meteorológico.