Eslováquia abre exceção e recebe avião da Rússia com carga nuclear

Rússia

Diante das sanções impostas para impedir o sobrevoo de aeronaves da Rússia nos países que compõem o bloco da União Europeia, a Eslováquia abriu uma exceção ontem (1) ao receber um cargueiro russo.

O voo em questão foi operado por um IL-76 da Volga Dnepr de matrícula RA-76952 entre Moscou e a cidade de Bratislava, capital da Eslováquia. A bordo da aeronave estava um carregamento com combustível nuclear responsável por abastecer usinas de energia.

Rússia

Foto: Flightradar24/Reprodução

Chama a atenção nisso tudo é o fato do voo ter sido solicitado pelo governo da Eslováquia, principalmente em um momento em que tanto a União Europeia quanto a Rússia anunciaram uma ampla proibição de voos em seus respectivos espaços aéreos.

Por se tratar de uma carga nuclear, a operação da Volga Dnepr foi concedida pelo fato do voo ser consideradoVolga humanitário, abrindo a exceção para o sobrevoo no espaço aéreo da Polônia e a Eslováquia.

Além do fechamento aéreo da União Europeia, as empresas aéreas da Rússia acabam de perder o suporte de fornecimento de peças e manutenção tanto da Boeing quanto da Airbus, bem como centenas de contratos de leasing com operadores russos serão encerrados em decorrência da guerra.

Em contrapartida, a Rússia anunciou o fechamento do seu espaço aéreo para aeronaves de 36 países, lista que conta com a sua maioria de países europeus, mais o Canadá.

Com informações: Simple Flying

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]