Espaçonave russa de carga Progress- Foto/Divulgação: NASA

Uma espaçonave russa Progress 77 foi acoplada com sucesso no seguimento russo da Estação Espacial Internacional (ISS), toda a operação de acoplamento da nave cargueira russa aconteceu nesta madrugada (17/02).

A nave está carregando um pouco mais de uma tonelada de nitrogênio, água e propelente para a estação e os 64 membros da tripulação da Expedição que vivem e trabalham no espaço para avançar o conhecimento científico, demonstrar novas tecnologias e fazer descobertas de pesquisa impossíveis na Terra.

O Progress 77 deve permanecer ancorado no segmento russo da estação espacial até o final deste ano. Em vez de desencaixar de Pirs, desta vez a Progress permanecerá conectada e separará Pirs do lado voltado para a Terra do segmento russo da estação, onde passou quase 20 anos em serviço como uma porta de encaixe e uma câmara de ar para caminhada no espaço.

A espaçonave russa Progress 77 foi lançada no cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, no último domingo 14 de fevereiro, por volta das 23h45.

 

Fonte: NASA