Espaçonave da Airbus, Solar Orbiter, vai ao encontro do Sol

 A espaçonave Solar Orbiter, construída pela Airbus para explorar o Sol, foi lançada com sucesso de Cabo Canaveral, na Flórida, ontem (10) às 23h03 no horário local.

A missão da Agência Espacial Europeia (ESA) estudará o Sol para melhorar nossa compreensão de como ele cria a heliosfera, a vasta bolha em torno do sistema solar. O satélite possui 10 instrumentos de sensoriamento remoto e in situ utilizados para tirar fotografias,medirespectros e coletar dados sobre partículas solares, vento solar, explosões solares e o campo magnético do Sol.

“O lançamento de hoje representa um fantástico sucesso para todas as equipes da Europa e dos EUA que fizeram essa missão acontecer. Agora esperamos ansiosamente as emocionantes descobertas que o Solar Orbiter fará quando ele olhar diretamente para o Sol”, comenta Ian Walters, gerente da Airbus para o Solar Orbiter.

O Solar Orbiter usará manobras auxiliadas pela gravidade ao dar a volta em Vênus para atingir sua órbita operacional elíptica, aproximando-se do Sol a uma distância mínima de 42 milhões de quilômetros.

O satélite, construído no Reino Unido, precisará resistir a temperaturas superiores a 500°C, quentes o suficiente para derreter metais como o chumbo. Para isso, seu exclusivo escudo térmico, coberto por um revestimento especial de emissão de calor chamado SolarBlack, o protegerá do calor extremo do Sol a uma curta distância.

A ESA escolheu a Airbus em Stevenage para projetar e construir o satélite, cujas atividades tiveram início em 2012, e a missão deverá ter uma vida útil de até 10 anos.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.