Advertisement

Espaçonave OSIRIS-REx parte em maio do asteróide Bennu para viagem de volta a Terra

No 10 de maio, a nave espacial Origens, Interpretação Espectral, Identificação de Recursos, Segurança, Regolith Explorer (OSIRIS-REx) da NASA se despedirá do asteróide Bennu e começará sua jornada de volta à Terra. Durante o evento de coleta de amostras de 20 de outubro de 2020, a espaçonave coletou uma quantidade substancial de material da superfície de Bennu, provavelmente excedendo o requisito da missão de 2 onças (60 gramas). 

A espaçonave está programada para entregar a amostra à Terra em 24 de setembro de 2023.

“Deixar as vizinhanças de Bennu em maio nos coloca no ‘ponto ideal’, quando a manobra de partida consumirá a menor quantidade de combustível a bordo da espaçonave”, disse Michael Moreau, gerente de projeto adjunto da OSIRIS-REx no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. “No entanto, com mais de 593 milhas por hora (265 metros por segundo) de mudança de velocidade, esta será a maior manobra de propulsão conduzida pela OSIRIS-REx desde a abordagem de Bennu em outubro de 2018.”

Arte da Espaçonave OSIRIS-REx- Foto/Divulgação: NASA

A partida em maio também fornece à equipe OSIRIS-REx a oportunidade de planejar um sobrevoo final da nave espacial de Bennu. Esta atividade não fazia parte do cronograma original da missão, mas a equipe está estudando a viabilidade de uma observação final do asteróide para potencialmente aprender como o contato da espaçonave com a superfície de Bennu alterou o local da amostra.

Se possível, o sobrevoo acontecerá no início de abril e observará o local da amostra, denominado Nightingale, a uma distância de aproximadamente 2 milhas (3,2 quilômetros). A superfície de Bennu foi consideravelmente perturbada após o evento de coleta de amostra Touch-and-Go (TAG), com a cabeça do coletor afundando 1,6 pés (48,8 centímetros) na superfície do asteróide. Os propulsores da espaçonave também perturbaram uma quantidade substancial de material da superfície durante a queima de retorno.

A missão está planejando um único sobrevoo, imitando uma das sequências de observação conduzidas durante a fase de Pesquisa Detalhada da missão em 2019. OSIRIS-REx faria uma imagem de Bennu para uma rotação completa para obter imagens de alta resolução dos hemisférios norte e sul do asteróide e da região equatorial . A equipe então compararia essas novas imagens com as imagens anteriores de alta resolução de Bennu obtidas em 2019.

Via- NASA

“OSIRIS-REx já forneceu ciência incrível”, disse Lori Glaze, diretora de ciência planetária da NASA na sede da agência em Washington. “Estamos muito animados com a missão de planejar mais um voo de observação do asteróide Bennu para fornecer novas informações sobre como o asteróide respondeu ao TAG e deu um adeus apropriado. ”

A espaçonave permanecerá nas proximidades do asteroide Bennu até 10 de maio, quando a missão entrará em sua fase de Cruzeiro de Retorno à Terra. Conforme se aproxima da Terra, o OSIRIS-REx descartará a Sample Return Capsule (SRC). O SRC irá então viajar pela atmosfera da Terra e pousar sob paraquedas no Utah Test and Training Range.

Depois de recuperada, a NASA transportará a cápsula para as instalações de curadoria do Centro Espacial Johnson da agência em Houston e distribuirá a amostra para laboratórios em todo o mundo, permitindo aos cientistas estudar a formação de nosso sistema solar e da Terra como um planeta habitável.

 

FONTE: NASA

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.