Visto Passaporte consulado

Brasileiros interessados em tirar o visto de turismo para os Estados Unidos precisarão de paciência. O tempo de espera para uma entrevista no Consulado dos EUA em São Paulo chegou a 321 dias – praticamente 11 meses.

O visto de turismo é o mais solicitado pelos brasileiros, respondendo por 92% de todas as solicitações de entrada realizadas junto ao governo americano. Nos dois primeiros meses de 2022, foram 111.037 vistos B1/B2 emitidos. No mesmo período do ano passado, em razão da pandemia, foram apenas 200.

“Desde que as atividades consulares foram normalizadas, em novembro, temos visto uma demanda muito forte dos brasileiros pelo visto de turismo, seja para renová-lo ou solicitar pela primeira vez. Estas novas solicitações se somam àquelas que já estavam pendentes nos consulados e na Embaixada, mas que foram paralisadas em face da pandemia”, comenta o advogado de imigração e sócio-fundador da AG Immigration, Felipe Alexandre.

Na última quarta-feira (20), o tempo de espera para uma entrevista nas representações diplomáticas dos EUA, para um visto de visitante, era de 269 dias em Porto Alegre, 238 dias em Brasília, 227 dias no Rio de Janeiro e 179 dias em Recife.

Alexandre explica que os vistos emitidos já haviam sido solicitados antes e faziam parte do volume de pedidos represados durante os meses em que os consulados e a Embaixada ficaram fechados, atendendo apenas a casos de urgência. “Desde novembro, a quantidade de emissões do visto de visitante vem subindo, demonstrando um esforço dos oficiais consulares em atender à crescente demanda”, diz.

Em fevereiro, foram emitidos 63 mil vistos B1/B2, 35% a mais do que os 47 mil de janeiro. Em dezembro, as aprovações ficaram na casa dos 43 mil, bem acima das 24 mil do mês anterior. No restante de 2020, os números foram bastante baixos, dadas as circunstâncias pandêmicas.

Via: AG Imigration