Grupo de Aviação Bombeiros DF
Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizou por meio do 2° Esquadrão de Aviação/GAVOP (2°ESAV), no período de 16 a 27 de maio de 2022, a capacitação PRONIMBUS, para os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI).

Foram capacitados oito militares (quatro oficiais e quatro praças). Os Bombeiros tiveram aulas nas diversas disciplinas aplicadas às operações com a aeronave Air Tractor AT-802F. A primeira fase do treinamento ocorreu a distância, na plataforma EAD do CBMDF.

A segunda fase foi presencial, nas instalações do 2°ESAV, localizado no Aeroporto Internacional de Brasília e no Aeródromo Planalto Central, em São Sebastião.

A equipe do CBMEPI foi habilitada para atuar nas diversas fases das operações que envolvem os aviões de combate à incêndio florestal.

Foto: Divulgação

Durante o período de estiagem, militares e equipamentos são bastante exigidos devido a intensificação dos incêndios em vegetação. O impacto sobre a população também é sentido na piora da qualidade do ar e no aumento dos casos de doenças respiratórias e alérgicas.

O emprego das aeronaves Air Tractor, por pessoal devidamente qualificado, reduz o tempo de combate, poupa esforços das equipes terrestres e reduz os riscos a que estão submetidos os militares em solo.

A cooperação entre as Corporações é uma prioridade para o CBMDF. Nossa integração eleva o grau de proficiência de ambas as tropas. A população e o meio ambiente são os mais beneficiados.

 

 

Com informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal