Advertisement

Esquadrão Guardião celebra o 19º Maryba

Força Aérea Brasileira/Divulgação.

No último sábado, dia 25, ocorreu a celebração do 19º Maryba dos Guardiões. A solenidade aconteceu na Ala 2, em Anápolis (GO), e foi transmitida ao vivo, de forma online. A atividade tem como propósito reafirmar as alianças do Esquadrão Guardião, que atua na Aviação de Reconhecimento da Força Aérea Brasileira (FAB).

Dentre os participantes, estava o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, o primeiro Comandante do Esquadrão e, por isso, Guardião zero um, que realizou a abertura do evento.

O Maryba é uma festa-ritual indígena. Inspirado nesta tradição, o Esquadrão Guardião comemora a conclusão da formação operacional de seus novos tripulantes. A partir de então, os novos Guardiões voam a bordo das aeronaves E-99 e R-99, cumprindo as mais diversas missões operacionais em prol dos interesses nacionais. “Nesta data, queremos celebrar as vitórias daqueles que são declarados Guardiões e trocar experiências, histórias e a nossa tradição”, declarou o Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Junior durante a abertura do evento.

FAB/Divulgação

O Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador Luiz Carlos Souza Santos, destacou a importância da Aviação de Reconhecimento na produção e no processamento de informações de alto valor estratégico para o País. “Foram inúmeros os feitos e conquistas desde a fundação do Esquadrão, sendo impossível elencar, neste momento, todas as missões já realizadas. Até porque, por conta das suas características, os Guardiões atuam de forma furtiva e velada, mesmo sendo os protagonistas, cotidianamente, em várias missões relevantes”, disse.

FAB/Divulgação

Durante a solenidade, foram entregues símbolos aos novos Guardiões, sendo quatro tripulantes operacionais do Esquadrão. Além disso, cinco personalidades foram declaradas Guardiões Honorários.

Entre os homenageados está o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida. “Eu tenho uma satisfação muito grande em receber esta homenagem porque eu conheço a importância do Esquadrão e as missões que faz em prol da Força Aérea Brasileira. Tanto o E-99 quanto o R-99 são aeronaves essenciais para a nossa soberania do espaço aéreo”, afirmou.

FAB/Divulgação

Guardião

A palavra Guardião refere-se àquele que guarda e vigia. Simboliza a própria responsabilidade estabelecida em alguém que tem por função zelar pela integridade de algo ou de outrem a qualquer custo, inclusive com risco da própria vida. A presença do Guardião transfere os sentidos de soberania e defesa contidos nele para o alvo da sua guarda. 

Via Força Aérea Brasileira

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.
Sair da versão mobile