Esquadrão Guardião da FAB recebe a segunda aeronave E-99 modernizada

A segunda aeronave E-99M entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nessa quinta-feira (17) na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O vetor, que decolou de Gavião Peixoto (SP), será operado pelo Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2°/6° GAV) – Esquadrão Guardião.

A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

O E-99M pousou na cidade goiana às 14h. A tripulação de pilotos foi composta pelo Comandante do 2°/6° GAV, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, e pelo Capitão Aviador Raoni Miranda, que realizaram o traslado da aeronave de Gavião Peixoto para a Ala 2.

O Comandante do 2°/6° GAV ressaltou que o FAB 6703 elevará ainda mais as capacidades operacionais do Esquadrão Guardião.

“Hoje, recebemos mais uma aeronave E-99M, aeronave de extrema relevância para a missão da Força Aérea Brasileira, que juntamente com um quadro de tripulantes de excelência, aumentará as capacidades do Esquadrão Guardião”, afirmou.

 

A aeronave

O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Quando os pilotos de Caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação.

Isso permitirá a continuidade da participação, com excelência, da FAB em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium.


Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.

 

Via – FAB

DEIXE UMA RESPOSTA