Esquadrilha da Fumaça
Foto: Suboficial Ribeiro/EDA

A Esquadrilha da Fumaça (EDA) anunciou em seu Instagram oficial, duas novas datas de apresentação ainda neste mês de maio em São Paulo.

No dia 28 de maio, a Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar em Catanduva, interior de São Paulo. A apresentação está marcada para às 15h30 na Rua Martinópolis, entre a rodovia e o aeroclube. 

Já no dia seguinte, 29 de maio, a apresentação será em Franca-SP, com horário marcado para às 16h no Aeroporto da cidade.

 

 

Documentário dos 70 anos

Para marcar essas sete décadas de história, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) produziu um documentário em vídeo que será publicado em quatro episódios temáticos.

O produto traz uma linguagem leve, baseada em depoimentos dos Fumaceiros e belas imagens. A estética lúdica trazida pelo formato de desenho animado utilizado em alguns momentos é especialmente voltada ao público infantil – e aos adultos que voltam a ser criança assistindo às demonstrações – em alusão à maneira como o público muitas vezes enxerga a Fumaça, como se não fossem reais ou palpáveis.

No primeiro vídeo, intitulado “No solo”, o público vai saber mais sobre o trabalho dos Anjos da Guarda, aqueles responsáveis por manter aeronaves e equipamentos sempre seguros.

Na segunda parte, “Nos Bastidores”, é possível acompanhar um pouco das cenas que geralmente não são vistas pelo público, como as viagens e a saudade da família.

“No Ar” é o episódio em que os pilotos contam suas histórias e a maneira como treinam para fazer as manobras que encantam a todos por onde passam.

Para finalizar, o quarto vídeo é dedicado à razão de ser do Esquadrão: o público. Os depoimentos tratam da relação dos integrantes da Fumaça com aqueles que os inspiram e são por eles inspirados.