A partir deste sábado, dia 24 de março, a equipe da Esquadrilha da Fumaça dará início a um circuito de demonstrações aéreas pelo Sul do Brasil e pelo exterior, em três países da América do Sul.

Pela sequência, serão duas cidades do Rio Grande do Sul, cinco demonstrações no Chile, integrando a programação da Feria Internacional del Aire y del Espacio – FIDAE, duas na Argentina, uma no Uruguai e mais duas em Santa Catarina.

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Oliveira da Silva, afirma sobre a relevância do circuito. “Pretendemos iniciar 2018 com demonstrações que irão entrar para a história da Fumaça, uma vez que estamos perto de alcançar a marca de cem apresentações com as aeronaves A-29 Super Tucano. Além disso, vamos participar, mais uma vez, da maior feira aeroespacial das Américas e a 3ª maior do mundo – FIDAE – e de eventos em mais dois países da América Latina, confirmando nossa nobre atribuição de representar a Força Aérea Brasileira no exterior como instrumento diplomático e estimulando o sentimento de patriotismo”. 

A equipe participante da Esquadrilha da Fumaça será composta por dez pilotos, um oficial de manutenção de aeronaves, dois de Comunicação Social, um médico, além de três civis da área de produção de imagens. Para o transporte da equipe e de todo material de apoio e manutenção, serão utilizados oito aviões A-29 Super Tucano, além de aeronaves de apoio de outros esquadrões, também da Força Aérea Brasileira.

 

FIDAE

A FIDAE acontecerá entre os dias 3 e 8 de abril na cidade de Santiago, no Chile. Desde 1984, a Esquadrilha da Fumaça participa da FIDAE, totalizando 15 vezes. Ao todo, a Esquadrilha já se apresentou 93 vezes na feira. O evento, que chegou a sua 20ª edição neste ano, movimenta, além da aviação, negócios envolvendo defesa, segurança e espaço.

 

Confira abaixo todos os locais de demonstração que fazem parte do primeiro circuito da Fumaça de 2018:

1) Domingo, 25 de março

16:00h – Porto Alegre – RS

2) Sexta-feira, 30 de março

15:00h – São Gabriel – RS

3) Quarta-feira, 4 de abril

Santiago – Chile – FIDAE (voo de aprovação)

4) Quinta-feira, 5 de abril

Santiago – Chile – FIDAE

5) Sexta-feira, 6 de abril

Santiago – Chile – FIDAE

6) Sábado, 7 de abril

Santiago – Chile – FIDAE

7) Domingo, 8 de abril

Santiago – Chile – FIDAE

8) Quarta-feira, 11 de abril

Córdoba – Argentina

9) Sábado, 14 de abril

Buenos Aires – Argentina

10) Domingo, 15 de abril

Montevidéu – Uruguai

11) Sexta-feira, 20 de abril

17:00h – São Miguel do Oeste – SC

12) Sábado, 21 de abril

15:45h – Florianópolis – SC

 

Via – FAB/EDA