Ontem dia, segunda-feira dia 25, a Esquadrilha da Fumaça com suas sete aeronaves realizaram a última exibição pública de 2019, na cidade de Campinas- SP. A demonstração aérea fez parte de uma série de atividades promovidas pelo hemocentro da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em prol do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

A Fumaça iniciou sua demonstração às 11h30, e o público pode acompanhar todas as manobras a partir da Rua Albert Sabin, próximo ao prédio do hemocentro da Universidade. O público de Campinas, além de assistir à demonstração aérea, teve a oportunidade de sanar dúvidas e até mesmo doar sangue no hemocentro da UNICAMP. O posto de coleta da Universidade também fica aberto de segunda a sábado (inclusive feriados), das 7h30 às 15h. Para maiores informações, o site do Ministério da Saúde e o próprio site do hemocentro da UNICAMP possuem dados importantes para quem pretende se tornar doador. 

Apesar de ser a última demonstração prevista na agenda deste ano, a Esquadrilha da Fumaça ainda segue com sua rotina administrativa e voos de treinamento até a primeira quinzena de dezembro, período em que se organiza e se prepara para as atividades de 2020.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os países tenham entre 3,5% e 5% de doadores de sangue em sua população, e o Brasil está abaixo do recomendado, não chegando a 2%. Em períodos de férias e feriados, a situação é agravada e os hemocentros operam com menos que o mínimo necessário. Por isso, o Dia do Doador de Sangue, além de homenagear o ato da doação e sensibilizar novos doadores, coincide com o início do principal período de férias e ajuda a restabelecer os estoques dos diversos hemocentros do país. De acordo com o Ministério da Saúde, uma pequena quantidade do próprio sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas.

 

Fonte: EDA/FAB

DEIXE UMA RESPOSTA