O EDA (Esquadrão de Demostração Aérea), formou um novo líder no último dia 24 o Tenente-Coronel Marcelo Franklin Rodrigues regressa ao EDA para cumprir essa missão de forma compartilhada.

“A Esquadrilha da Fumaça despertou em mim o sonho de ser piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) quando, ainda criança, assisti a uma demonstração com os Tucanos. Somente agora, ao final do curso, me dei conta de que liderarei a Esquadrilha que me motivou a ingressar na FAB, assim como tem motivado vários jovens a trilharem o mesmo caminho.”

Com essas palavras, o Tenente-Coronel Marcelo Franklin Rodrigues encerrou o seu curso de líder de voo da Fumaça de posição #1, e passa a compartilhá-la com o comandante Tenente-Coronel Marcelo Oliveira da Silva.

Quando o público assiste a uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça, com as sete aeronaves voando a aproximadamente dois metros de distância entre uma e outra, é o líder que comanda a apresentação e voa a frente das demais aeronaves, preocupando-se, inclusive, com todos os aspectos de segurança.

A partir de agora, o Tenente-Coronel Franklin poderá liderar demonstrações pelo Brasil e no exterior da Esquadrilha da Fumaça. O atual Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Marcelo, até o momento, era o único piloto a ocupar esta posição. Agora, com a formação do Tenente-Coronel Franklin, será possível revezarem entre as apresentações.

Os sete pilotos + 1 do EDA. Lembrando que cada formação de voo conta com dois pilotos, na foto, apenas um piloto de cada formação

Os dois atuais líderes de voo já voaram juntos em outros tempos pelo Esquadrão: O Tenente-Coronel Franklin ingressou na Esquadrilha da Fumaça em 2009 e voou nas posições #2 e #7 até 2014, tendo participado da implantação do A-29 Super Tucano.

Seu contemporâneo foi o Tenente-Coronel Marcelo, que ingressou no ano seguinte, em 2010, e que no final de 2017 assumiu o comando do Esquadrão.


Curiosamente, os dois compartilham não só o tempo de casa mas, também, as mesmas posições voadas: #2, #7 e #1. Em 2019, o Tenente-Coronel Franklin retornou à equipe para assumir a Chefia da Seção de Operações da Esquadrilha da Fumaça.

Tenente- Coronel Franklin durante o batismo de após o voo

A Esquadrilha da Fumaça possui sete posições de voo, numeradas de #1 a #7, e cada uma conta com dois pilotos que revezam entre si nas demonstrações. Ao retornar para o Esquadrão, o Tenente-Coronel Franklin realizou 40 missões de treinamento, entre readaptação à aeronave e curso de liderança.

“Posso dizer que consegui chegar bem mais longe do que sonhei, e apesar de toda a satisfação profissional, sei que tenho uma grande responsabilidade pela frente, que é liderar pilotos extremamente profissionais e bem treinados”, conclui o novo líder de voo. Neste próximo final de semana, realizará a sua estreia na posição, nas demonstrações das cidades de Jaú e Marília, ambas no interior de São Paulo. 

Tenente- Coronel Franklin recebe o laço de formação de líder do EDA.

A agenda do mês de maio está disponível no site e conta com a primeira apresentação no dia 03, em Brotas/SP. Para mais detalhes e acompanhar a rotina da Fumaça, acesse também o seu Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

DEIXE UMA RESPOSTA