Esquadrilha da Fumaça Esquadrão de Demonstração Aérea EDA
Foto: Suboficial Ribeiro/EDA

O próximo show aéreo da Esquadrilha da Fumaça será na cidade de Limeira, no interior paulista. Os aviões da Força Aérea Brasileira pintados com as cores da bandeira do Brasil se apresentarão no Espaço Nações, às 16h30, neste domingo, 07 de agosto.

Nestes 70 anos de história do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), os sete aviões da Fumaça já estiveram na cidade por 16 vezes. A primeira foi em 1986 e a última foi em 2019.

Os cidadãos limeirenses e da região que estiveram presentes nas demonstrações, puderam assistir até o momento duas gerações de aviões: os T-27 Tucano e os A-29 Super Tucano, este último implementado a partir de 2013, mas que teve sua primeira demonstração para o público em 2015.

Um detalhe é que, durante o período dos T-27, a população assistiu tanto as demonstrações com os Tucanos nas cores vermelho e branco, como também sua atualização para as cores da bandeira do Brasil.

“Limeira é uma cidade que já assistiu várias demonstrações da Fumaça, mas é sempre um prazer retornar a uma cidade vizinha de Pirassununga, onde estamos sediados na Academia da Força Aérea, pois é mais uma possibilidade de todo o nosso entorno assistir às demonstrações da Esquadrilha da Fumaça. A gente viaja bastante pelo Brasil fazendo demonstrações e, também é interessante realizar um show aéreo para o público que, de certa forma, está próximo de nós”, afirma o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, piloto número #5 da Esquadrilha da Fumaça.

Para o limeirense João Carlos Stephan, a ocasião é ainda mais esperada e motivo de alegria. Em 1997, com a Esquadrilha da Fumaça sob o comando do então Tenente-Coronel Aviador Telmo Roberto Machry, ele recebeu o título de Fumaça Honorário, concedido a pessoas que não fazem e nem fizeram parte do efetivo, mas que de alguma forma fazem parte da história deste Esquadrão.

“É sempre uma honra receber a Esquadrilha da Fumaça em minha cidade. A emoção e a ansiedade de vê-los é como se fosse a primeira vez que estivessem vindo em Limeira. Conto os dias para a demonstração, a felicidade vai aumentando cada vez mais pela chegada dos aviões. Me emociono muito em saber que estamos sendo agraciados em receber todos os amigos “fumaceiros”, isso me dá uma alegria tão grande que é difícil explicar, mas é algo mágico e abençoado por Deus”, comenta o “fumaceiro” honorário, também conhecido como João de Limeira por todos do Esquadrão.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER.

Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda.