Com a presença de mais de 30 mil pessoas, a Esquadrilha da Fumaça se apresentou na tarde deste sábado, dia 9 de junho, na cidade de Birigui, interior de São Paulo. O evento foi promovido pelo Aeroclube de Birigui, que este ano comemora seus 77 anos de existência. A atração recebeu o apoio da Prefeitura Municipal e abriu as comemorações dos 107 anos do município.

A demonstração da Esquadrilha da Fumaça foi uma das atrações de um evento maior que também contou com praça de alimentação, apresentações musicais e de paraquedistas, kart do Kartódromo Internacional de Birigui entre outras atividades.

Já no domingo o EDA se deslocou para Bauru, onde cerca de 100 mil pessoas tiveram a oportunidade de assistir à demonstração da Fumaça que contou com os procedimentos dos pilotos e mecânicos, antes da partida dos aviões, além de 40 manobras feitas pelas aeronaves A-29 Super Tucano.

Responsável pelo evento, o primeiro astronauta brasileiro, Tenente-Coronel Marcos César Pontes, mostrou sua satisfação ao ver as aeronaves da Esquadrilha participando do evento.

“Neste aeroclube, há muito tempo, eu vinha como criança para assistir à Esquadrilha da Fumaça, quando o grupo ainda utilizava as aeronaves T-6 Texan. Aquilo me inspirou a ser piloto e entrar pra Força Aérea Brasileira. Hoje temos a Fundação Marcos Pontes que também faz essa missão. Agradeço de coração a participação da FAB no Arraiá Aéreo para inspirar as gerações que estão aqui presentes. Tenho certeza que, deste evento, vão vir ainda muitos pilotos, engenheiros, cidadãos produtivos para nosso país. Hoje a Força Aérea Brasileira e Esquadrilha da Fumaça estão fazendo o papel delas de levar o Brasil pra cima junto com toda essa garotada”, disse Marcos Pontes.

A equipe de 23 militares a bordo de sete aviões A-29 Super Tucano da Fumaça, mais a aeronave de apoio do 3º Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), Esquadrão Pioneiro (Rio de Janeiro) se despediram de Bauru na manhã desta segunda-feira, dia 11, rumo à sede do esquadrão, localizado em Pirassununga (SP).

 

Texto – Esquadrilha da Fumaça