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Essa é a nova tecnologia de motores aeronáuticos que a Safran acredita para o futuro

Safran Open Roto propfan

Faz alguns anos que as fabricantes de aeronaves deixaram de investir no conceito propfan, que prometia ser a solução para a economia de combustível nas aeronaves na década de 80.

De acordo com a Safran, em uma divulgação recente através do Olivier Andries, executivo-chefe da empresa, há duas possibilidades para criar um motor de nova geração, que pode ser apresentado pela GE e Safran, através da CFM, na próxima década.

As duas empresas podem investir no conceito de caixa de engrenagens, como a Pratt & Whitney, contudo, ambas estão preocupadas com o crescimento do tamanho dos motores.

Por este motivo a Safran começou a desenvolver paralelamente em 2017 tecnologias utilizando o conceito Propfan, mas mesclando este com os motores atuais.

O conceito atual da Safran tem como base o núcleo do motor M88, que equipa o Dassault Rafale, equipado com rotores contra-rotativos de 4 metros de diâmetro, e uma caixa de engrenagens de redução.

De acordo com Andries, que revelou poucos detalhes sobre os componentes internos, um propfan permite um bypass de 30:1, bem mais alta em comparação com os aviões atuais. 

O bypass é a diferença entre a quantidade de ar que passa na parte fria do motor (30) e na parte quente (1), e está sendo utilizada ao longo dos anos para permitir uma maior economia de combustível pelos aviões, visto que maior parte da propulsão em motores turbofan é gerada pelo ar frio, que não passa pela queima de combustível no “núcleo quente”.

Motor Turbofan, atualmente é conhecido pela altas potências que podem produzir e sua alta eficiência.
Motor Turbofan, atualmente é conhecido pela alta potência que pode produzir, e sua alta eficiência. Na cor Azul temos o ar frio, e na cor vermelha/laranja o ar que passa pela queima.

Atualmente os motores mais modernos fabricados tem um Bypass entre 11:1 e 16:1, mas para aumentar esse valor a CFM precisa incorporar dois pontos em seus motores: Uma caixa de engrenagens e um fan frontal com maior diâmetro.

A caixa de engrenagens permite gerar mais torque para girar o Fan Frontal de maior tamanho. Já o fan frontal esbarra no limite de altura dos aviões, não é viável motor com o diâmetro muito grande sem afetar o projeto do avião.

Propfan, pouco utilizado e muito barulhento.
Motor Propfan

Por esse motivo a Safran voltou seu estudos para o Propfan, conhecido anteriormente pela complexidade de produção e o barulho em funcionamento. Com novas tecnologias a fabricante quer solucionar os problemas encontrados anteriormente, incluindo um desenho refinado das pás externas.

Um motor de próxima geração precisará oferecer uma melhoria na queima de combustível de “mais de 20%”, de acordo com Andries, e será capaz de queimar 100% de combustível de aviação sustentável (SAF), ante 50% dos motores atuais.

Possível configuração de motor para as novas aeronaves, com o propfan montado acima das asas.

O motor, de acordo com declarações anteriores da Safran, também pode ter uma caixa de engrenagens, para reduzir a rotação dos rotores contra-rotativos, em relação a parte quente do motor. Este componente não estava no projeto anterior apresentado pela GE e Safran (Snecma), o GE36 UDF.

Atualmente o conceito o Open Rotor pode ser tão silencioso quanto um motor CFM LEAP-1 moderno, de acordo com a Safran, devido aos avanços tecnológicos e o desenvolvimento ao longo das últimas décadas.

 

Com informações de MentourPilot e FlightGlobal.

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias, Outros

Tags: Motores, Propfan, Safran, tecnologia, usaexport