O Boeing 747 é um clássico da aviação, e parte da sua fama é proveniente de uma quase antiga lembrança dos luxuosos voos intercontinentais do passada. É a época dourada da aviação.
Mas os últimos dias trouxeram algumas ‘turbulências’ para o Boeing 747, que ao mesmo tempo de estar saindo da frota de várias companhias aéreas, ainda pode deixar de ser produzido.
Isso não altera a história do Boeing 747 de forma drástica, e ainda podemos relembrar momentos de verdadeira majestade do Jumbo, como no caso do ‘Captain Cook lounge’ do 747 da Qantas, na década de 70.
A história do ‘Captain Cook lounge’ começa exatamente na primeira entrega de um Boeing 747 da Qantas, em 1971. Na época o Upper Deck em muitas companhia funcionava basicamente como uma área VIP ou de descanso da tripulação, visto que por enquanto não era possível transportar passageiros.
Com base nisso, a Qantas aproveitou para criar uma grande área VIP, com capacidade para 15 passageiros e de acesso exclusivo para aqueles que compravam longos voos na Primeira Classe.
As cores e os padrões exuberantes estavam na moda no início dos anos 1970, assim como o tema náutico de lanternas e globos, uma roda de navio e divisores de madeira falsa. Aqui a intenção era ser semelhante aos melhores navios de poucos anos antes, e uma homenagem a James Cook.
Como podemos imaginar, o ‘Captain Cook lounge’ era exuberante, tinha as melhores bebidas, confortáveis assentos, e até mesas semelhantes aos restaurantes, para fazer uma refeição de forma “normal”.
Era o luxo de voar nos anos 70, muitas vezes pagando o preço do melhor carro disponível na época, era algo literalmente para poucos.
A “corcunda” do jumbo era de domínio exclusivo dos passageiros de primeira classe da Qantas, que de outra forma passavam a viagem no nariz do convés inferior e o Upper Deck.
As comissárias de bordo da primeira classe circulava com alimentos e bebidas e distribuía cigarros, se você tivesse deixado o seu lá embaixo.
Mas a vida desse especial Lounge durou pouco. Voar era barato para as companhias, que abasteciam toneladas de querosene em seus 747 por algumas centenas de dólares. Após a crise do petróleo da década de 1970, as companhias aéreas de todo o mundo substituíram essas áreas de lounge por filas regulares de assentos.
A Qantas foi na mesma direção, e desfez o ‘Captain Cook lounge’ ainda na década de 70. No lugar entrou um conjunto de assentos de Classe Executiva, em uma configuração 2-2 por fileira. Os passageiros da First Class continuaram no nariz do Boeing 747.
O engenheiro da Qantas, Moreno Carnio, compartilhou uma vez as suas lembranças do Captain Cook Lounge, e não é surpresa que ele ainda se lembre da cor das almofadas dos assentos.
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