Estados Unidos tentam proibir venda de aviões russos ao Irã

Sukhoi Superjet 100 Rússia MAKS 2021 Aeroflot
Superjet da Aeroflot pronto em linha de montagem da Sukhoi.

Os Estados Unidos estão na tentativa de barrar a venda de novos aviões comerciais ao Irã, mesmo que estes tenham sido fabricados na Rússia. A mais recente manobra do Governo Norte-Americano foi implementada pelo Tesouro do país, que negou um certificado de exportação do Sukhoi SSJ 100 ao Irã.

A meta do Governo dos EUA é envelhecer a aviação do Irã, de uma forma que o mesmo ceda aos termos das restrições impostas e que as sanções ao país sejam amenizadas.

O justificado do Tesouro dos EUA para implementar essa medida, é que mesmo com fabricação russa através de uma empresa estatal da Rússia, o Sukhoi SSJ100 tem cerca de 10% de peças fabricadas nos Estados Unidos.

Atuais aviônicos do SJ100, 5 telas e instrumentos reserva.

“No entanto, parece que devido à falta de licença emitida pelo OFAC (Escritório do Tesouro dos EUA de Controle de Ativos Estrangeiros), a chegada dos aviões está fora de questão por enquanto”, disse ao Irã o secretário da associação da Iranian Airlines, Maqsoud Asadi Samani, para agência de noticias iraniana Labor (ILNA).

Maqsoud Asadi Samani disse que a Sukhoi não conseguiria no curto prazo atender ao pedido de troca dessas peças, e talvez isso demoraria vários anos, então não haveria a possibilidade de entregar as aeronaves para a companhia Iran Air Tours, que optou por 20 aviões deste modelo.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.