Advertisement

Este caça Corsair da Segunda Guerra Mundial pode ser seu por R$ 20.2 milhões

F4U Corsair Caça Segunda Guerra Mundial Marinha

Um caça naval Vought F4U-1D Corsair que serviu na Segunda Guerra Mundial está à venda pela bagatela de US$ 3,95 milhões (RS$ 20.281 milhões). Fabricado em 1944, o caça da Marinha dos EUA participou da Batalha de Okinawa, ocorrida entre abril e junho de 1945.

Após um extenso processo de restauração, o Corsair de regitstro BuNo (Bureau Number) 82640 está sendo vendido pela Platinum Fighters, uma companhia estadunidense especializada na venda de aeronaves clássicas, civis ou militares. 

Dentre os aviões de caça vendidos pela empresa, este Corsair é um dos mais caros. Por exemplo, este o F4U custa muito mais que um TF-104 Starfighter, um interceptador capaz de ultrapassar Mach 2 (duas vezes a velocidade do som) e que está sendo vendido por US$ 850 mil.

Desenvolvido pela Vought no início da década de 1940, o Corsair é um dos aviões mais conhecidos da Segunda Guerra Mundial. Sua característica mais marcante são as asas em formato de gaivota. Ao atacar tropas japonesas em solo, o Corsair fazia um “assobio”, o que lhe conferiu o apelido de “Morte Sibilante” pelos japoneses. 

Um Corsair do esquadrão VBF-10 durante a campanha de Okinawa. Foto: World War Photos.

Ao longo dos anos, o avião foi sendo aprimorado e recebendo refinamentos, como motores mais potentes, que lhe davam ainda mais performance. O Corsair também era um dos caças mais rápidos do período, capaz de atingir os 700 Km/h. Armado com um seis metralhadoras .50 BMG ou quatro canhões de 20mm, o F4U era um avião bastante respeitado pelos aviadores japoneses, sendo até mesmo mais manobrável que o temido A6M Zero em certas condições. 

Este não é o único Corsair à venda pela Platinum Fighters, mas é o mais caro. Enquanto um exemplar fabricado em 1951 é ofertado por US$ 3,4 milhões (e com as cores da Força Aérea Hondurenha) outro de 1950, veterano da Guerra da Coreia, pode ser adquirido por US$ 3,7 milhões. 

O Corsair 82640 é um de dois exemplares da variante F4U-1D fabricados pela Vought que ainda restam em boas condições, o que o torna ainda mais raro. Durante o esforço de guerra, uma grande parcela dos Corsair -1D foram fabricados pela Goodyear e Brewster. 

Foto: Mike Woods/Platinum Fighters

A aeronave foi usada pelo esquadrão VF-10 Grim Reapers, uma unidade desativada em novembro de 1945. Curiosamente, o único outro F4U-1D completo também está associado ao VF-10, sendo este o exemplar que está com o grupo Smithsonian. Matriculado BuNo 50375, a aeronave ajudou a treinar os pilotos do esquadrão durante sua preparação na base aérea naval Atlantic City, nas semanas anteriores à sua implantação a bordo do porta-aviões USS Intrepid para o Pacífico.

Depois de passar por vários proprietários ao longo dos anos, a North Queensland Warbirds adquiriu o Corsair de Murray Griffiths da empresa Precision Aerospace em 2010. Desde então, Mike Spaulding, o engenheiro-chefe Paul Knox e sua equipe restauraram o F4U-1D às condições aeronavegáveis, com seu primeiro voo pós-restauração ocorrendo em 28 de fevereiro de 2022.

Foto: Mike Woods/Platinum Fighters

Agora, 77 anos depois de ter lutado no sul do Japão em Okinawa, este venerável Vought Corsair espera um dono, ao lado de outros clássicos da aviação militar. 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Corsair, Segunda Guerra Mundial, usaexport, Warbirds

Sair da versão mobile