Arte de um F-16 Block 70 na pintura da Força Aérea Marroquina- Foto: Lockhhed Martin

O Departamento de Defesa dos EUA aprovou uma possível venda de caças Lockheed Martin F-16C/D Block 72 para a Real Força Aérea Marroquina.

O pacote também inclui uma modernização das frotas de caças F-16 já operados pelo Marrocos, atualizando-os para a versão da Variante V (Viper), que é uma das mais recentes.

Em termos de valores estima-se que os caças F-16C/D e equipamentos relacionados custem US$ 3,79 bilhões. Já o valor estimado para as atualizações necessárias, são de US$ 985 milhões.

“Esta proposta de venda contribuirá para a política externa e segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança de um importante aliado não-OTAN que continua a ser uma força importante para a estabilidade política e progresso econômico no Norte da África”, diz o Departamento de Estado.

A aquisição de 25 novos caças F-16 Block 70 viriam em um pacote com consideráveis peças e subsistema, como hardware, além de incluir 29 motores Pratt & Whitney F100-2 29, radares de matriz ativamente escaneados APG-83; 26 computadores de missão modular; 26 Sistemas de distribuição de informações multifuncionais Link-16.

Caso as nações optem também por modernizar os caças F-16 que já existem no país norte-africano, toda uma gama de atualizações iria acontecer, como por exemplo, a troca do radar atual para o radar PG-83.

DEIXE UMA RESPOSTA