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EUA não quer mais seus A-29 Super Tucano e AT-6 Wolverine

A-29 Embraer Super Tucano USAF Operações Especiais

A pequena frota de turboélices A-29 Super Tucano e AT-6E Wolverine da Força Aérea dos EUA (USAF) pode estar com seus (poucos) dias contados. Os cinco aviões agora deverão ser transferidos ou vendidos para outros países, depois que o Comando de Operações Especiais (SOCOM) selecionou um novo modelo. 

A USAF adquiriu três A-29 e dois AT-6 através da licitação Light Attack Experiment (sucessora do Light Attack/Armed Reconnaissance), após uma série de programas e reviravoltas que se iniciaram em 2009. Mas com a recente escolha do AT-802 Sky Warden, um avião agrícola transformado em plataforma militar, estes dois modelos podem logo encerrar suas carreiras nos Estados Unidos. 

AT-6E Wolverine USAF
O AT-6E Wolverine usado para testar o datalink AEROnet. Foto: Andrea Jenkins/USAF

Segundo Edward Stanhouse, os A-29 do Comando de Operações Especiais da Força Aérea e os AT-6E do Comando de Combate Aéreo “provavelmente acabarão sendo declarados como Artigos de Defesa em Excesso, e procuraremos outros parceiros de missão que possam querer pegá-los”. Stanhouse atua como Diretor Executivo do Programa da Força Aérea para Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) e Forças de Operações Especiais (SOF). 

Artigos de Defesa em Excesso são materiais de defesa selecionados dos estoques dos EUA, que podem ser fornecidos para aliados a um custo muito baixo. As nações parceiras pagam pelo transporte e entrega dos materiais, bem como reforma, se aplicável, explica o The War Zone. 

AT-802U Sky Warden.

Outra forma de transferir essas aeronaves é através do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS). Como explicamos em outra matéria, o FMS serve como um facilitador de compras de vários artigos militares, desde canhões à helicópteros e aviões de caça. Nesse método, a Agência de Cooperação em Defesa e Segurança atua como intermediária entre os governos e as fabricantes. A aquisição pode ser financiada tanto pelos EUA quanto pelo país comprador. 

“Acho que a probabilidade é potencialmente FMS, porque atualmente temos parceiros FMS que estão voando tanto no AT-6 quanto no A-29”, disse Stanhouse, observando que acredita que “há um pouco de interesse estrangeiro” nos aviões.

No entanto, nenhum país parceiro dos EUA através de FMS opera com o AT-6, apesar do T-6 Texan II, do qual ele deriva, ser amplamente utilizado. Na América do Sul, Colômbia e Argentina empregam o T-6.

Foto: © Skippyscage via Scramble Magazine.

O AT-6 foi usado para experimentos adicionais de ataque leve com o Corpo de Fuzileiros Navais e países parceiros, bem como plataforma de demonstração do datalink AEROnet. Já o A-29 foi usado como parte da missão de consultoria externa do Comando de Operações Especiais da Força Aérea. Ao todo, os cinco aviões custaram mais de US$ 200 milhões.

“Eles foram usados ​​para demonstrações, demonstrações de prova de conceito tanto pelo SOCOM quanto pelo Comando de Combate Aéreo”, disse Stanhouse.

Por outro lado, o contrato Armed Overwatch do SOCOM busca uma quantidade bem maior de 75 aviões. E em outra reviravolta, o SOCOM escolheu o AT-802 da Air Tractor/L3Harris como sua nova plataforma. A Sierra Nevada Corp., parceira da Embraer e montadora do A-29 nos EUA, participou do programa com outro avião, o MC-145B Willy Coyote. A Beechcraft seguiu com o T-6E, mas não conseguiu levar o contrato. 

AT-6E Wolverine
Aeronaves AT-6E Wolverine, versão adquirida pela USAF. Foto: Textron.

Com a escolha de uma nova aeronave – e em maior número – para preencher uma lacuna bastante similar, não faz sentido para a USAF manter uma frota tão pequena de aeronaves a um longo prazo. Sendo assim, é mais fácil vender ou transferir os aviões logo. Porém, os congressistas ainda podem se opor à ideia. 

No caso do A-29, não faltam operadores que talvez queiram mais unidades. Segundo a Embraer, 15 países operam seu turboélice, que já foi comprovado em combate em múltiplos cenários. Já para o AT-6, existe um contraste: apenas a Tailândia adquiriu o modelo. 

Com informações de Air Force Magazine e The War Zone

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: A-29 Super Tucano, AT-6 Wolverine, EUA, usaexport, USAF