Foto - USAF

Os EUA planejam instalar em bases da Coreia do Sul de caças F-35A da USAF. A chegada dos caças já será para o ano de 2020, e iriam substituir os F-16 da U.S Airforce que lá permanecem. A notícia foi emitida por meio de um porta-voz do governo sul-coreano.

Junto com essa instalação, outros caças F-35A também estariam na região e são da (ROKAF), o país asiático terá 40 caças deste modelo até o ano de 2021. Outra nação da Ásia que terá um grande número de caças F-35 será o Japão, que confirmou neste ano a aquisição de mais unidades.

F-35A da JASDF-Foto: U.S. Air Force by Staff Sgt
(Foto Meramente Ilustrativa)

“Os EUA consideram o envio de F-35A de uma perspectiva estratégica na região indo-pacífica, visando não apenas a Coréia do Norte, mas também a China”, comentou um porta-voz militar sul-coreano.

A informação vinda dos EUA não nega o que foi dito pelo governo sul-coreano, mas foi dito que a construção de bases estratégicas na região do Indo-Pacifico é uma realidade.

Também já de conhecimento geral que os EUA querem enviar para a região do Indo-Pacífico “cerca de 220 caças F-35A até o ano de 2025“. O comunicado feito em julho veio por meio do General Charles Brown, comandante das Forças Aéreas do Pacífico dos EUA.

Lockheed Martin F-35A da USAF

A instalação de caças e a construção de bases na região poderá ver vista pela Coreia do Norte e a China, como uma provocação. Mas já de conhecimento geral que os EUA gostam de manter o controle em regiões mais tensas.