Presidente Donald J. Trump- Foto: U.s Airforce

De acordo com a publicação do site Defense World, os EUA podem fornecer a Turquia Sistemas de Defesas Aérea  Patriot, para assim apoiar os turcos na operação militar na província de Idlib, na Síria que esta ficando cada vez mais tensa.

“Entendemos os desejos de defesa aérea da Turquia. Isso está em avaliação. Avaliamos o apoio à Turquia em termos de militar, inteligência, diplomacia e ajuda humanitária ”, disse David Satterfield, embaixador dos EUA na Turquia, durante sua visita ao sudeste da Turquia, perto da fronteira com a Síria, na terça-feira.

Sistema de Defesa Aérea Patriot

Com tudo vale lembrar que as relações entre os EUA e a Turquia não estão muito boas no seguimento de defesa, isso devido a compra por parte de Ancara do sistema russo de defesa S-400, o que acabou resultando na expulsão da Turquia do Programa do caça furtivo F-35 Join Strike.

Com tudo a Turquia é um país membro da OTAN e ainda usa muitos equipamentos norte-americanos e isso pode ser um facilitador para um possível fornecimento do Patriot para a Turquia.

Caça F-35A turco- Foto: Lockheed Martin

As ações turcas na Operação Escudo da Primavera iniciada no domingo já contou com algumas baixas sírias. Tanto que a Turquia afirmou que abateu três caças sírios incluindo caças SU-24. Como resposta a Síria abateu seis de combate turcos, além disso segundo informações 15 militares turcos sofreram queimaduras ao tentar detonar armas químicas na província de Idlib, na Síria.