Eurofighter Typhoon da RAF treinam com navios de guerra da OTAN na região do Báltico

Eurofighter Typhhon a baix altura sobr eo Mar Báltico- Foto; RAF

Os Eurofighter Typhoon da Royal Air Force, implantados na Lituânia, realizaram ataques aéreos simulados para testar as defesas dos navios de guerra da OTAN que operam no Mar Báltico.

Os RAF Typhoons do 6º Esquadrão estão atualmente baseados na Base Aérea de Šiauliai, na Lituânia, com 135 Asa Aérea Expedicionária, para conduzir principalmente a missão de Policiamento Aéreo da OTAN. Além desta missão, a RAF também está realizando atividades e exercícios de treinamento com outros Aliados da OTAN e parceiros regionais.

O exercício de treinamento da Air Maritime viu os Typhoons sendo usados ​​para testar as defesas aéreas da Força-Tarefa Permanente do Grupo Marítimo 1 da OTAN, comandada pelo comodoro Yngve Skoglund, da Marinha Real Norueguesa, em seu carro-chefe HNoMS Otto Sverdrup. Os navios da OTAN foram submetidos a ataques aéreos simulados de aeronaves de combate de alto desempenho e mísseis anti-navios lançados pelo ar.

Cockpit de um Eurofighter Typhoon- Foto: RAF

“Somos capazes de fornecer uma simulação realista de algumas das ameaças mais dinâmicas que os navios de guerra da OTAN podem enfrentar. Esse treinamento valioso permite que eles testem todas as camadas de suas defesas, seja o armamento avançado de superfície para o ar ou as equipes de armas mais tradicionais do convés superior e isso é extremamente gratificante”, relataram os pilotos da RAF.

Os RAF Typhoons tiveram uma vantagem incomum, pois o piloto que lidera o planejamento do exercício é um oficial da Marinha Real em troca com a RAF. Tendo treinado como Oficial de Guerra antes de se tornar um piloto de jato rápido, sua experiência anterior significa que ele entende os desafios dos elementos aéreo e marítimo do exercício.

“Voar em baixo nível sobre o mar é um ambiente complexo e perigoso. Se você perder a concentração, mesmo que por um momento, os resultados podem ser catastróficos, muito menos quando você está realizando manobras agressivas e dinâmicas”, relatou outro piloto.

Eurofighter Typhoon faz voo baixo sobre embarcação militar- Foto: RAF

O Esquadrão 135 apoiará atividades mais amplas de treinamento da OTAN, juntamente com sua missão de policiamento aéreo no Báltico. Durante a turnê, os pilotos do Typhoon realizarão treinamento de Defesa Aérea, Suporte Aéreo Próximo e Combate Aéreo com parceiros da OTAN, isso garante que todo o pessoal da RAF mantenha seus próprios níveis de habilidade e demonstra o papel de liderança do Reino Unido na OTAN e na região.


 

Fonte: RAF

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA