Advertisement

Ex-Boeing 727 da VASP está sendo transformado em atração em São Luís-MA

Boeing 727 VASP São Luís
Foto: Blog Caixa Preta / Aviano

Cada vez mais, antigos aviões que operaram por grandes companhias aéreas brasileiras ganham uma ‘sobrevida’. Agora acontece com um antigo Boeing 727 da VASP que foi arrematado em 2014 por um empresário que prefere não ser identificado ainda.

O projeto é ambicioso e promete ser um grande ponto de eventos e também um espaço gastronômico semelhante ao Fokker 100 da Pan Am Experiencie em Brasília.  Esse grande projeto envolve o antigo Boeing 727 que operou na VASP em seus últimos dias de operação como cargueiro na divisão VASPEx. 

O PP-SFG foi recebido pela VASP em dezembro de 1980, sendo arrendado da Mexicana que havia recebido a aeronave diretamente da fábrica. Junto com outros 727s que chegaram na época, eles foram responsáveis por realizar os voos da empresa de São Paulo e Rio de Janeiro para o Nordeste do país.

Entre 1993 e 1995 a aeronave foi arrendada para a Qatar Airways recebendo a matrícula P4-ABF, que logo foi alterada para A7-ABF. Em 1996 a aeronave foi enviada aos EUA para ser convertida em cargueiro para no ano seguinte voltar a voar pela VASP porém na subsidiaria VASPEx. 

A aeronave voou até o último ano das operações da empresa em 2005. Com o encerramento das operações da VASP, o Boeing 727 PP-SFG foi deixado no Aeroporto Internacional de São Luís no Maranhão até então. 

Uma nova chance

Foto: Blog Caixa Preta / Aviano

Foto: Blog Caixa Preta / Aviano

Foto: Blog Caixa Preta / Aviano

Desde 2014, quando diversas aeronaves foram leiloadas para tentar desocupar espaço nos Aeroportos pelo Brasil, esse guerreiro com as cores da VASP abandonado no Aeroporto de São Luís foi vendido para um empresário com um grande projeto.

O projeto ganhou o nome de Aviano Fly & Food Experience, um local que poderá abrigar grandes eventos dentro e no entorno do avião. Além de ofertar o espaço e toda a história da aeronave, o projeto promete prestar homenagens a grandes empresas aéreas antigas.

Agora alguns anos depois, a aeronave começou a ser preparada e transportada para o local escolhido pelo empresário para iniciar a transformação. O projeto Aviano tem como previsão de inauguração em janeiro de 2022 em Sâo Luís, segundo o que o empresário afirmou ao Blog Caixa Preta da Solange

Foto: Blog Caixa Preta / Aviano

No dia 22 de março, foi inaugurado um estande no Golden Shopping para exibir os motores do antigo jato e contar toda a história do modelo Boeing 727. O projeto Aviano já possui um site oficial onde pode se acompanhar todas as informações, fotos e curiosidades. 

Foto: Blog Caixa Preta / Aviano

Site da Aviano — http://www.aviano.com.br/

Fonte: Blog Caixa Preta da Solange

 

 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Sair da versão mobile