Muitas pessoas imaginam que a Terra realiza uma órbita circular ao redor do Sol, mas não! Realizamos uma órbita elíptica, a própria Lua realiza uma órbita elíptica ao redor da Terra.

E a órbita elíptica tem algumas características, como a maior velocidade do corpo em alguns pontos da órbita. É exatamente isso que está acontecendo com a Terra nesta sexta-feira.

O nosso planeta, um ponto azul no universo, está hoje bem no afélio da órbita, o ponto mais longe do Sol, e por isso 7000 km/h mais lento, em comparação com o periélio da órbita, onde estávamos em Janeiro, logo depois do ano novo, no dia 03.

Geralmente a velocidade orbital da Terra ao redor do Sol tem uma velocidade média de 107200 km/h, ou 29,78 km/s se você ainda não conseguiu contabilizar tantos zeros. Então neste momento estamos orbitando o Sol com uma velocidade de 103536 quilômetros por hora.

A diferença de distância é pouca, apenas cinco milhões de quilômetros, mudando de 147 milhões de km no periélio para 152 milhões de quilômetros no afélio. Devido ao maior raio a Terra diminui sua velocidade orbital.

Você pode comprovar esses dados através das Leis de Kepler, utilizadas para calcular a velocidade de órbita dos astros. 

 

Via – BBC