Advertisement

Exercício BVR começa na ALA 3 e reúne principais esquadrões de caça da FAB

Começou ontem o Exercício multifuncional da FAB de Beyond Visual Range (BNR), o exercício está acontecendo na ALA 3, em Canoas-RS. O exercício voltado para a aviação de caça mas reúne também aviação de asas rotativas, reconhecimento, radar e transporte e logística que apoiam as operações. 

O chamado Beyond Visual Range, cujo tem a sigla de BVR, significa ‘Além do Alcance Visual’. Basicamente é treino onde são testados os armamentos BVR, além de treinar toda uma equipe como pilotos, pessoal de solo e controladores.

Em um combate BVR o fator distância e surpresa são os pontos altos. Muitas vezes o inimigo está a 25 ou 50 km de distância e mesmo assim graças a tecnologias e táticas de combates e armamentos é capaz de abater o inimigo, mesmo que não tenha um contato visual.

A-1M AMX

No cenário atual da caça o modo BVR é o mais comum, graças as tecnologias desenvolvidas com o passar dos anos. Com tudo, os pilotos ainda treinam combate 1×1 a curta distância, os famosos ‘Dogfights’

Esquadrões sediados em Anápolis-GO, em Canoas-RS, no Rio de Janeiro, Manaus-AM, Santa Maria- RS e em Campo Grande-MS, são de onde boa parte dos militares saíram para participarem do exercício em Canoas, na ALA 3.

As aeronaves que estão participando do exercício são os caças F-5EM/FM e A-1M AMX, um KC-130 que cumpre missões de REVO, um R-35 para reconhecimento, aviões -radar como o E-99, um helicóptero H-36 Caracal pra missões de busca e salvamento (C/SAR).

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.