Experiência Rosa: A conexão Azul com a vida da mulher

Outubro Rosa - Azul
Foto: Gisele Orquídea

Na tarde de ontem (14/10) no Hangar de Manutenção e Reparos (MRO) da Azul Linhas Aéreas, no Aeroporto Internacional de Viracopos, ocorreu mais um evento em prol do Outubro Rosa. Esta é uma causa que há 10 anos a Azul apoia, e demonstra seu empenho em transmitir uma mensagem importante. 

Uma das mensagens, são transmitidas através de suas 4 aeronaves pintadas com a cor rosa em alusão a Campanha de Prevenção e Conscientização do Câncer de Mama. 

 

Cessna 208B Grand Caravan

Foto: Gisele Orquídea

A menor das aeronaves pintadas de rosa, o Cessna 208 Gran Caravan de matrícula PT-MED operava pela Two Flex antes da mudança para Azul Conecta.

A aeronave foi pintada em 10 de setembro de 2020, e é responsável pelos voos ultra regionais da empresa, podendo levar até 9 passageiros.

 

ATR 72-600

Foto: Gabriel Melo

O ATR 72-600 de matrícula PR-AKF, ostenta a cor predominante rosa desde setembro de 2019. A aeronave responsável por boa parte dos voos regionais da Azul, com capacidade para até 70 passageiros.

 

Embraer E195-E2

Foto: Gabriel Melo

A nova geração de jatos da Embraer na frota da Azul também recebeu um exemplar com a cor rosa.

O PS-AEA foi recebido pela Azul em novembro de 2019 e pode transportar até 136 passageiros.


 

Airbus A320neo

Foto: Gisele Orquídea

Recebido pela Azul em setembro de 2018, o Airbus A320neo veio direto da fabrica com a pintura rosa. Batizado em homenagem a funcionárias da Azul que tiveram tratamento contra o câncer de mama, o “Vitoriosas da Azul” tem capacidade para levar até 174 passageiros.

 

Experiência Rosa

A Azul Linhas Aéreas participa da campanha contra a doença desde 2010, quando pintou um Embraer E195-E1 com a cor rosa. A ocasião também marcava a parceria da empresa com o Hospital de Amor de Barretos, com especialização em tratamentos de câncer e outras doenças oncológicas.

A campanha do Outubro Rosa é um mês inteiro voltado para conscientizar as mulheres para a prevenção e combate ao câncer de mama. Além do câncer de mama, recentemente a campanha aderiu também a prevenção do câncer de colo do útero. 

Este é um mês onde o reforço com mensagens, mídias sociais, e diversas campanhas são feitas em prol do combate e prevenção das doenças. O presidente da Azul destacou a importância em se fazer a prevenção.

Foto: Gabriel Melo

“Na verdade o evento é de vocês, então é então nos vamos ouvir vocês aqui em breve, mas muito obrigado mesmo. Esse é o decimo ano que a Azul está apoiando essa causa junto com Hospital do amor em Barretos então este ano estamos doando dinheiro de verdade, espaço rosa, as nossas aeronaves está por uma boa causa e segurança é nosso primeiro valor dentro da Azul.”

“Isso é importante, a prevenção na nossa indústria é a melhor coisa que você pode fazer, nós temos muitos técnicos de manutenção aqui, todos os técnicos, levantem a mão, que bacana, eles sabem que através da prevenção você evita acidentes, através do treinamento, você evita acidente e é a mesma coisa com o câncer. Através da prevenção, através de testagem, que você faz isso, e nos temos uma coisa que temos falado que é: quem se cuida, voa mais longe.”

John também ressaltou o momento vivido pela Azul na crise e exaltou os esforços para a retomada.

“E a Azul está aqui para voar muito mais longe gente, estamos no meio da maior crise da nossa indústria, mas não se preocupe, a Azul está se levantando todo dia, como nossas vitoriosas estão se levantando, cada dia mais voos, cada dia mais destinos, então nos estamos super animados.”

“Mas hoje queremos que vocês olhem para a mulher de suas vidas, olhem para sua irmã, olhem para suas mães, e tenham certeza que elas estão sendo testadas, estão fazendo tudo para prevenir o câncer. Porque esse câncer de mama é que tem mais cura no mundo mas tem que se cuidar bem rápido então. Eu sou muito grato pelo apoio que vocês estão dando para essa causa, e todos nossos tripulantes e suas famílias, esta causa é nossa. Então vamos nos cuidar, vamos prevenir as coisas e com isso vamos voar muito mais longe.”

A Diretora de Pessoas da Azul, Camila Almeida destacou o apoio da Azul a campanha Outubro Rosa e destacou a parceria da companhia aérea com o Hospital de Amor de Barretos. 

Foto: Gisele Orquídea

“Essas é uma das maiores causas da Azul á 10 anos, eu hoje eu pensando assim falei: ” olha a gente tem diversas formas de chegar ou de trazer a consciência das mulheres, de vocês que estão aqui que tem mulheres, mães, né? A família, enfim, esposas, namoradas. É a gente leva através das nossas aeronaves rosas, através das nossas aeronautas, durante mês de outubro a consciência da importância de fazer o exame, de se cuidar e de se proteger, através, do exemplo de nossas vitoriosas também.”

“A gente também tem um outro lado, uma outra ponta que é o uso da conexão da força da nossa malha, que a gente apoia mulheres da região norte e nordeste do Brasil, que já tem a doença, e a gente apoia no sentido de trazer para elas a possibilidade de tratamento e cura, através de uma parceria com o Hospital do amor em Barretos.”

“A gente esteve lá a uns 20 dias atrás, e é impressionante o trabalho que eles fazem gente, o nome diz tudo: “Hospital do amor” e eles fazem tudo isso através de uma parceria, e suportando pacientes atrás do Sistema Único de Saúde do Brasil, é impressionante o trabalho que eles fazem” 

Um dos diretores do Hospital de Amor de Barretos, Henrique, disse um pouco sobre o projeto “Conexão Azul Rosa”, e destacou um papel importante nas aeronaves estarem com a cor rosa todos os dias.

“O projeto “Conexão Azul Rosa” que começou em 2017, juntando duas empresas que tem uma missão muito parecida no Brasil. É hoje o maior projeto de prevenção de câncer que existe, nenhuma outra empresa como a Azul Linhas Aéreas leva a questão da prevenção tão a sério a todos e a todos cantos desse pais.”

“Todos os dias aviões rosas lembram as mulheres da necessidade de fazerem os seus exames preventivos de saúde, todos dias quando as pessoas veem um avião azul, pensam “onde estará o avião rosa, eu gostaria de andar no avião rosa”, e se lembram da prevenção do câncer de mama. O Hospital de amor, cuida mais de todas as outras instituições de saúde pública de câncer nesse país.”

“E o resultado do tratamento de câncer é diretamente proporcional ao quão cedo a doença for descoberta. Vocês vão ouvir aqui os depoimentos das vitoriosas, o quanto é importante fazer seus exames de rotina e descobrir o quanto antes se existe algo que precisa investigado e tratado, a prevenção faz toda a diferença no tratamento, e de fato o lema “quem se cuida voa mais longe” ele traz o resultado de toda essa história. Então eu agradeço hoje em nome de todos os pacientes do Hospital, em nome de milhares de pessoas que todos os dias se lembram de fazer o exame graças a essa campanha da Azul.

“Nós conseguimos levar mulheres de todos os lugares do Brasil até Barretos, graças a essa parcerias que hoje tem vários outros desdobramentos como doação de pontos, Azul Viagens, e tantas outras frentes. Mas tudo isso só faz crescer a nossa união e nosso propósito em comum, que é de salvar vidas muito obrigado em todas as pacientes, muito, muito obrigado.”

Foto: Gabriel Melo

Ainda durante os discursos antes do batismo do Cessna Gran Caravan, as ‘Vitoriosas da Azul’ deram seus depoimentos de forma emocionante. Elas contaram todas as suas trajetórias de quando descobriram o câncer e a maneira que encontraram de realizar o tratamento.

As ‘Vitoriosas da Azul’ são funcionárias da companhia aérea de diversas funcionalidades por todo o Brasil. Elas alcançaram o êxito da cura graças também ao apoio que toda a companhia forneceu a essa funcionárias antes, durante e depois de todo o tratamento e em homenagem a elas e a outras mulheres, a Azul batizou o A320neo.

Algumas delas foram diretamente a Toulouse na França, diretamente na fabrica da Airbus buscar e trazer o novo jato para a empresa.

Foto: Gabriel Melo

 

Batismo do Caravan Rosa

Além dos momentos de discurso sobre a importância da campanha, a Azul juntamente com o corpo de bombeiros do Aeroporto de Viracopos realizou o batismo da aeronave Cessna Gran Caravan 208 de matrícula PT-MED. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Aeroflap (@aeroflap) em

O Caravan era pilotado por uma tripulação 100% feminina, e em alusão também ao Outubro Rosa, as tripulantes usaram o uniforme rosa.

Foto: Gisele Orquídea / As ‘Vitoriosas da Azul’
Foto: Gisele Orquídea / As técnicas de manutenção da Azul também usaram uniforme rosa

Foto: Gisele Orquídea
Foto: Gabriel Melo

Os bombeiros do Aeroporto de Viracopos também prestigiaram o evento. Eles realizaram juntamente com a Azul o batismo bonito e tradicional em aeronaves.

Foto: Gisele Orquídea
 

 

Momentos de descontração

Convidados para o evento da Experiência Rosa da Azul, alguns Spotters presentes foram privilegiados com o movimento do Aeroporto de Campinas e tiveram a oportunidade de fazer bons cliques.

Foto: Gabriel Melo

O novíssimo Airbus A321neo da Azul, recém entregue a companhia foi devidamente registrado antes do início do evento. 

Em um momento de fotos, o Presidente da Azul também esteve ao lado dos Spotters. Conversando sobre aviação e em diversos outros assuntos, no momento de um Airbus A330 da Avianca Cargo passava em frente ao local e em tom de brincadeira foi dito ao presidente: “Presidente desculpe mas é um A330 bem bonito”

Em tom também bem humorado, o presidente disse para os Spotters capricharem no clique da aeronave. 

Confira a baixo mais algumas fotos realizadas durante o evento:

Foto: Gisele Orquídea
Foto: Gisele Orquídea
Foto: Gisele Orquídea
Foto: Gisele Orquídea
Foto: Gabriel Melo
Foto: Gabriel Melo

Agradecemos a Azul Linhas Aéreas pelo convite feito a nossa equipe, reforçamos também a importância desse apoio a campanha do Outubro Rosa contra todos os tipos de câncer. Que mais vitoriosas possam surgir no Brasil e no mundo.

 

Todas as fotos: Gabriel Melo e Gisele Orquídea/Equipe do Portal Aeroflap

DEIXE UMA RESPOSTA