Advertisement

F-16 Block 70 grego faz seu primeiro voo

O primeiro F-16C grego atualizado para o padrão F-16V Block 72 fez seu primeiro voo no último domingo (17), informou a Hellenic Aerospace Industry (HAI). Outros 84 caças F-16C/D serão atualizados para o novo padrão. 

De acordo com a Janes, as duas primeiras aeronaves serão modernizadas nos EUA pela Lockheed Martin, enquanto o restante dos trabalhos deverá ser conduzido pela HAI em suas instalações em Tanagra, na Grécia. A modernização está programa para ser concluída em junho de 2027. 

O Block 70/72 é a versão mais moderna e capaz do F-16, equipado com o radar AESA AN/APG-83 SABR da Northrop Grumman, novo computador de missão da Raytheon, novos displays, datalink Link 16, sistema anti-colisão com o solo, novo IFF (Identificação Amigo-Inimigo) AN/APX-126, capacete JHMCS II, barramento de dados de alta velocidade, novos sistemas de navegação, dentre outros upgrades. 

Mais de 4500 unidades do F-16 já foram produzidas desde 1973, e o caça completa 47 anos de seu primeiro voo hoje (20). A Força Aérea de Taiwan também está atualizando seus jatos para o padrão Block 70.

Via Janes e The Aviationist

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16 Block 70, Grécia, usaexport