Advertisement

F-16: Northrop avança na integração de nova suíte de guerra eletrônica

F-16 CM OK ANG

A Northrop Grumman Corporation recebeu um contrato da Força Aérea dos EUA (USAF) para continuar preparando o AN/ALQ-257 Integrated Viper Electronic Warfare Suite (IVEWS) para testes de desenvolvimento e qualificação de hardware para instalação no F-16. 

“Continuamos o processo de colocar o IVEWS em um rigoroso programa de testes para garantir que ele esteja pronto para proteger os combatentes”, disse James Conroy, vice-presidente de navegação, segmentação e capacidade de sobrevivência da Northrop Grumman. “À medida que as ameaças avançadas de radiofrequência se proliferam, os recursos que o IVEWS fornecerá são críticos para a frota de caças de quarta geração.”

A Northrop Grumman está preparando o IVEWS para uma série de testes de verificação de hardware e software, que levarão aos voos do F-16 planejados para o final de 2022. A empresa também continuará o desenvolvimento da infraestrutura necessária para levar o sistema à produção assim que os testes forem concluídos.

Em 2021, os radares AN/APG-83 SABR e a suíte IVEWS da Northrop Grumman demonstraram interoperabilidade pulso-a-pulso no exercício conjunto Northern Lightning, operando contra uma série de ameaças aéreas e terrestres.

Radar Guerra Eletrônica F-16 Northrop Grumman
Radar APG-83 SABR da Northrop Grumman.

O IVEWS aproveita uma arquitetura de sistemas abertos de banda ultralarga, fornecendo a largura de banda instantânea necessária para derrotar as ameaças modernas. Este sistema do F-16 faz parte de uma linha de produtos maduros de recursos de guerra eletrônica que podem ser adaptados a praticamente qualquer plataforma.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16, Guerra Eletrônica, Northrop Grumman, usaexport