F-16C grego sofre acidente no pouso

Um caça F-16C Block 52+ da Força Aérea Grega (HAF) sofreu um acidente na quinta-feira (18), durante o pouso na Base Aérea de Andravida. O piloto ejetou em segurança. 

O acidente ocorreu por volta das 15h40 (horário local) durante um treinamento de rotina. Em nota, a HAF afirma que o piloto se ejetou em solo, sendo levado ao Hospital Geral Universitário de Patras. Posteriormente, ele foi encaminhado ao Hospital Geral de Aviação 251 para avaliação médica. 

Nota da Força Aérea Grega sobre o acidente com o F-16 na última quinta-feira (18).

O acidente já está sob investigação. 

Segundo o jornal grego Kathimerini, o Ministro da Defesa Nikos Panagiotopoulos, conversou com o piloto por telefone. Citando o Athenian-Macedonian News Agency, o jornal afirma que o militar está bem. “Vamos com força. Continuamos”, encorajou o Ministro.

Panagiotopoulos também falou com a presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou. Na conversa, o ministro informou Katerina sobre as circunstâncias do ocorrido. A presidente expressou sua satisfação pelo fato do piloto ter ejetado em segurança.

Segundo Flightglobal, a Força Aérea Grega possui 114 caças F-16C e outros 39 F-16D de dois assentos. As aeronaves compõem a espinha dorsal da Aviação de Caça Helênica, que também opera o antigo (mas modernizado) F-4E Phantom II. Logo mais o Dassault Rafale também fará parte deste grupo. 
 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: acidente, Ejeção, F-16, Grécia, T, usaexport

Sair da versão mobile