F-35A ROKAF Coreia
F-35A Lightning II da ROKAF. Foto: Lockheed Martin.

Um caça F-35A Lightning II da Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF) fez um pouso de barriga após uma falha no trem de pouso, nesta terça-feira (04), na base aérea de Seosan, oeste do pais. 

Segundo informações iniciais, o caça de 5ª Geração participava de uma missão de treinamento quando apresentou problemas nos aviônicos, forçando o piloto a fazer um pouso de barriga. Apesar de já ter tido ocorrências com pouso de emergência sem o trem de pouso frontal, esta é a primeira vez que um F-35 pousa de barriga.

Falando ao portal Star and Stripes em condição de anonimato, um oficial da ROKAF disse que o incidente ocorreu por volta de 12h51. “O trem de pouso deveria estar abaixado, mas não estava. Então, ele fez uma aterrissagem de barriga.” O militar também afirmou que o piloto saiu do avião e estava bem. 

Em comunicado, a Força Aérea disse que mobilizou os bombeiros da base, que aplicaram espuma na pista antes do pouso da aeronave, impedindo maiores danos ao caça. O incidente também causou o aterramento de toda a frota de F-35 da ROKAF. Segundo o Yonhap News, a ROKAF e os militares dos EUA planejam iniciar uma investigação conjunta para apurar as causas do sinistro.

Em 2014, a Administração de Defesa da Coreia do Sul concluiu o programa F-X III, anunciando a aquisição de 40 caças F-35A Lightning II dos EUA. Cerca de 30 aeronaves já foram entregue ao país que é um dos grandes parceiros de Washington na região. Em 2017, a mídia local coreana afirmou que a Administração estabeleceu um processo para adquirir 20 aeronaves adicionais. 
F-35A eglin trem de pouso
Uma viatura de bombeiros ao lado de um F-35 da USAF após um pouso sem o trem de nariz em 2018, na Base Aérea de Eglin. Foto: AP.
Até hoje, seis F-35 das variantes A e B foram perdidos em acidentes em voo e em solo, sendo dois fatais. O modelo é o projeto militar mais caro da história, possuindo também uma série de problemas que tem gerado críticas duras por membros do governo. No entanto, o caça ainda tem obtido um grande sucesso comercial. 

DEIXE UMA RESPOSTA