A FAA diz que estenderá o alívio de slots em sete grandes aeroportos dos EUA durante a temporada de viagens de verão, para que as companhias aéreas não sejam penalizadas como resultado da oferta reduzida de voos causada ​​pela pandemia de coronavírus.

Em uma ordem publicada em 16 de abril, o órgão regulador diz que sua isenção limitada relacionada ao coronavírus do requisito mínimo de uso de slots estará em vigor até 24 de outubro de 2020. Anteriormente, a FAA havia suspendido os requisitos de slots para os aeroportos até o final de maio.

“A FAA conclui que os benefícios para o setor de aviação de fornecer alívio até o final da temporada de programação do verão 2020 superam significativamente os riscos identificados nos comentários que se opõem a esse alívio”, escreve a FAA. 

“Portanto, a FAA não penalizará as companhias aéreas por voos cancelados ou não operados como originalmente previsto em aeroportos controlados por faixas horárias … decorrentes da demanda drasticamente reduzida de passageiros causada pela extraordinária e imprevista emergência de saúde pública do coronavírus”.

Os aeroportos afetados incluem o John F Kennedy Internacional, Laguardia Internacional, Ronald Reagan Washington Nacional, Chicago O’Hare Internacional, San Francisco Internacional, Newark Liberty Internacional e Los Angeles Internacional.

As regras de slot nos principais aeroportos internacionais de gateway exigem que as companhias aéreas usem seus slots atribuídos 80% das vezes ou correm o risco de perdê-los para os concorrentes. 

Desde que a pandemia de coronavírus dizimou a demanda de passageiros em todo o mundo no início de março, as companhias aéreas ficaram voando com aeronaves quase vazias apenas para mantê-las. Em 11 de março, a FAA havia dito que suspenderia temporariamente as regras.


A FAA diz em sua decisão nesta semana que as companhias aéreas precisarão de flexibilidade ainda mais no ano, à medida que a indústria se recuperar, para que uma vez que a viagem comece novamente e os passageiros comecem a retornar, as transportadoras possam se mover rapidamente para restaurar os voos. 

“A extensão do alívio até a temporada verão 2020 é prudente, com as informações atualmente disponíveis e nas circunstâncias razoavelmente previsíveis no momento, para permitir que as transportadoras continuem a prestar serviços em um nível que reflete tendências de demanda deprimidas até que seja possível retornar aos níveis anteriores de voos”, afirma a FAA.

“Além disso, é esperado que o fornecimento de alívio em potencial até o final da temporada de verão 2020 incentive o retorno antecipado e contínuo dos slots, disponibilizando-os para realocação temporária para as transportadoras que estão em posição de oferecer serviços públicos críticos até que os titulares de slots possam retomar níveis normais de operação pré-coronavírus”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA