FAA emite aviso para possíveis interferências do 737 MAX perto de redes 5G

Boeing 737 MAX 8
Foto - Divulgação

No último dia 27 de janeiro a Federal Aviation Administration (FAA) emitiu uma Diretiva de Aeronavegabilidade (DA) específica para o 737 MAX. Nesta a agência revisa os requisitos de pouso para aviões Boeing 737 MAX, em aeroportos onde poderia ocorrer interferência 5G.

A FAA emitiu o DA devido a muitos sistemas no 737 MAX dependerem do altímetro de rádio, incluindo autothrottle, aviso de proximidade do solo, reversores de empuxo dos motores e sistema de prevenção de colisão com o tráfego aéreo (TCAS).

Com base nos dados da Boeing, a FAA concluiu que vários sistemas 737 MAX, independentemente do tipo de aproximação para pouso ou das condições climáticas, podem sofrer anomalias devido à interferência de redes 5G.

Com a possibilidade de interferência a aeronave pode ficar sem o controle do piloto automático, necessitando de atuação dos pilotos em procedimentos automatizados. 

Um dos erros apresentados pelo 737 MAX, estima da FAA, é no sistema de autothrottle, onde o avião pode reduzir a potência prematuramente, durante uma aproximação, ou deixar de acionar o sistema de reversores de empuxo durante o pouco. O sistema de autobreak também pode não funcionar durante o pouso, por informações imprecisas dos sensores.

Esta DA não se aplica a pousos em aeroportos onde a FAA determinou que os altímetros de rádio da aeronave são seguros e confiáveis no ambiente de banda C do 5G. Também não se aplica a aeroportos onde o 5G não foi implementado nas frequências específicas destacadas pela FAA.

A colaboração contínua entre a FAA e as empresas de telecomunicações permitiu que a agência liberasse cerca de 90% da frota de aeronaves comerciais dos EUA, incluindo o Boeing 737 MAX, para a maioria dos pousos em baixa visibilidade.

Cerca de 177 aviões nos Estados Unidos e 657 em todo o mundo estão incluídos no DA emitido pela FAA.

Preocupações semelhantes foram detalhadas anteriormente para o Boeing 787. A FAA anteriormente proibiu a operação do Boeing 787 por instrumentos perto de alguns aeroportos, mas autorizou alguns dias depois.

 

Com informações de FAA e FlightGlobal.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap