Os operadores dos aviões da família Airbus A320 estão sendo solicitados a remover discos das turbinas de alguns motores da International Aero Engines (IAE) V2500 após uma falha não contida resultar em uma decolagem abortada.

O incidente ocorreu em 18 de março, diz a FAA dos EUA, e envolveu uma falha no disco do primeiro estágio da turbina de alta pressão. O avião da Vietnam Airlines, do modelo Airbus A321 com motor V2500, interrompeu a decolagem na cidade de Ho Chi Minh nesta data com aparentes danos substanciais na carenagem do motor.

A FAA está solicitando a remoção, dentro de cinco ciclos de voo, de certos discos da turbina de alta pressão de primeiro estágio, com números de peça e de série específicos, instalados em vários modelos de motores V2500.

Todos os outros modelos de motores afetados devem ter os registros revisados ​​dentro de três dias para avaliar se os componentes específicos foram instalados.

A FAA disse que a causa raiz do evento inicial “ainda está sob investigação” e que medidas adicionais podem ser ordenadas, no entanto, a inspeção dos discos das turbinas de alta pressão do motor da aeronave servem para encontrar trincas e rachaduras, que podem causar o colapso do material durante o funcionamento do motor V2500.

 

Via – FlightGlobal e Aviation Herald

DEIXE UMA RESPOSTA