FAA prepara comitê de nível mundial para certificar atualização do Boeing 737 MAX

Foto - Boeing

A FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) declarou nesta última sexta-feira que está montando uma organização com órgãos de diversos países, com finalidade de certificar a atualização do Boeing 737 MAX.

A liderança desse “comitê” de órgãos regulatórios de aviação será realizada pelo NTSB, um órgão americano responsável pela segurança em transportes, e que participação da investigação de diversos acidentes aeronáuticos ao longo dos últimos anos.

A FAA disse anteriormente que esperava juntar até 9 países para os esforços de re-certificação do 737 MAX, como forma de agilizar o retorno da aeronave ao serviço. Apesar disso, a EASA, que representa o continente europeu, disse que planeja fazer um processo próprio para autorizar voos comerciais com o 737 MAX atualizado.

A Boeing também ressaltou que estava nos últimos passos para encaminhar à Boeing um pacote de atualizações, com finalidade de certificar novamente o 737 MAX. A empresa norte-americana disse que todo o processo de aprovação da FAA, que vem acompanhando o desenvolvimento do novo software desde novembro de 2018, demoraria cerca de 4 a 6 semanas.

A Boeing também destacou que a certificação pode até sair em outubro, mas as companhias precisariam de um ou dois meses para treinar novamente seus pilotos, no contexto do novo software, e atualizar todas as aeronaves de uma frota, além de revisar esses aviões que ficaram parados desde março.

Durante o período de re-certificação do Boeing 737 MAX, a FAA exigiu uma mudança no software que já tinha sido atualizado, depois que testes em um simulador indicou que ainda havia um efeito indesejado de comportamento do software, em junho deste ano, isso atrasou um pouco o programa de certificação da aeronave, em conjunto com uma recente exigência da FAA de um segundo computador para o sistema MCAS, que até então funcionava sem redundância de hardware.

 

Via – Reuters

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap