Boeing 787
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A Federal Aviation Administration (FAA) emitiu uma nova diretriz de aeronavegabilidade para o Boeing 787 que entrará em vigor nos primeiros dias do mês de maio. A nova diretriz abrange todos os 787s que voam nos EUA que tenham matrícula americana. 

A FAA irá fazer um exame aprofundado nas aeronaves devido o risco de desacoplamento dos painéis de descompressão. A nova diretriz é semelhante a outra emitida no mês de março, porém com uma verificação mais ampla.

A primeira diretriz emitida pela FAA sobre os painéis de descompressão se aplicava à 222 aeronaves Boeing 787. Entretanto a nova diretriz será aplicada a todos os 787s das versões -8, -9 e -10.

“Esses painéis de descompressão são um risco de segurança porque “em caso de incêndio na carga, ou vazamento significativo na área do porão pode resultar em concentrações insuficientes de gás de extintor para controlar adequadamente o incêndio”. Disse a FAA em março sobre a primeira diretriz.

A nova inspeção da FAA acontece no momento que a Boeing tem retomado as entregas do Dreamliner, que deste outubro de 2020 não realizava nenhuma entrega do avião. No final de março, a fabricante entregou um novo 787-9 para a United Airlines. 

Antigos problemas

De acordo com as análises da fabricante, os estabilizadores horizontais do 787 Dreamliner podem ter um envelhecimento precoce, devido a um excesso de força aplicada durante a junção de alguns componentes na fabricação.

Um outro problema afetou uma parte da fuselagem que pode sofrer de baixa resistência, em comparação com outras partes da mesma, causando um ponto a favor de rupturas ou problemas estruturais diversos.

O problema é relacionado com dois tubos de fibra de carbono, localizados entre a junção das seções 47 e 48 da fuselagem do 787 Dreamliner. Posteriormente a FAA descobriu que esse problema pode ser causado por um erro no controle de qualidade da produção.

De acordo com uma outra nota emitida na época pela Boeing, a fabricante descobriu no final de 2019 um problema relacionado aos processos de produção do estabilizador vertical. Este tem relação com os calços fabricados para uma seção do estabilizador vertical.