Força Aérea Brasileira FAB Saab F-39 Gripen
Foto: Suboficial Johnson Barros/FAB.

A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou editais com 85 vagas para os Exames de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica para o ano de 2023.

As inscrições para os processos seletivos estarão disponíveis a partir das 10h do dia 07/03 até 9h do dia 23/03 e deverão ser realizadas no site www.fab.mil.br/ingresso/. A taxa de inscrição é de R$ 90,00.

Para participar do Exame de Admissão o candidato deve ser voluntário, de ambos os sexos (para os Cursos de Formação de Oficiais Aviadores e Intendentes), ou somente do sexo masculino (para o Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica) e estar ciente de todas as condições previstas no edital.

Para ser habilitado à matrícula no Curso, o candidato não pode ser menor de 17 (dezessete) anos e nem completar 23 (vinte e três) anos de idade, até 31 de dezembro de 2023, e, ainda, ter concluído, na data da concentração final do exame, o Ensino Médio, além de outras exigências previstas nas instruções específicas.

O processo seletivo é composto de Provas Escritas (língua portuguesa, língua inglesa, matemática, física e redação), Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Psicológica, Teste de Avaliação do Condicionamento Físico, Procedimento de Heteroidentificação Complementar (para candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas aos negros) e Validação Documental.

As provas escritas ocorrerão no dia 19/06/2022. Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no dia 12/01/2023, para matrícula e início do curso, que tem duração de 4 anos.

Após a conclusão do Curso com aproveitamento, serão nomeados Aspirantes a Oficial da Aeronáutica e classificados em Organizações Militares do COMAER.

Para obter mais informações, consulte o edital na página da FAB.