FAB celebra o aniversário de nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes

A cerimônia militar alusiva ao 123° aniversário de nascimento do Marechal do Ar Eduardo Gomes foi realizada nesta sexta-feira (20/09), na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro (RJ). A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, e contou com a presença do Ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; e do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, entre outros Oficiais-Generais da ativa e da reserva, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares.

Durante o evento, o Comandante da Aeronáutica fez a aposição de flores no busto do Marechal do Ar Eduardo Gomes. “Hoje, rendemos nossa homenagem ao Patrono da Força Aérea Brasileira, que sempre atuou na busca e na manutenção de nossos valores mais sagrados, e é um exemplo para todos nós”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

No pátio, estava em posição de destaque a aeronave K-263 “Curtiss Fledgling”, que protagonizou, em 1931, o início das atividades do Correio Aéreo Militar, atualmente denominado Correio Aéreo Nacional, e o automóvel Itamaratí Executivo, que, em 1967, atendeu ao então Ministro da Aeronáutica, Marechal do Ar Eduardo Gomes. Ambos os modelos fazem parte do acervo do Museu Aeroespacial (MUSAL).

A aeronave multimissão KC-390 também estava presente na cerimônia. O vetor que será a espinha dorsal da Aviação de Transporte, contribuirá para a FAB desempenhar sua missão de Controlar, Defender e Integrar os 22 milhões de quilômetros quadrados sob sua responsabilidade.

Ao término da cerimônia, a tropa desfilou em continência ao Comandante da Aeronáutica.

Medalha Eduardo Gomes

Ainda durante a solenidade, 49 oficiais e graduados receberam a Medalha Eduardo Gomes – Aplicação e Estudo. Os militares se destacaram pelo mérito intelectual, alcançando a posição de primeiro colocado em cursos de formação da FAB. O Major-Brigadeiro do Ar R1 Jorge Cruz de Souza e Mello foi agraciado com três lauréis: pelo Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV), na Academia da Força Aérea (AFA), em 1975; pelo Curso de Aperfeiçoamento (CAP), na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), em 1984; e pelo Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), em 1992. “Essa medalha é um reconhecimento por nosso esforço, nosso trabalho, nossa vida e nosso profissionalismo dedicados à Força Aérea Brasileira”, destacou.

Fonte/Fotos: FAB

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.