FAB celebra o Dia do Especialista da Aeronáutica

Nessa quinta-feira (25), a Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou os 80 anos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e o Dia do Especialista da Aeronáutica. Em homenagem à data, a Escola lançou a Pedra Fundamental do Memorial do Especialista, um espaço destinado aos registros históricos e realizou cerimônia militar, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, presidiu as solenidades, acompanhado do Comandante da Escola de Especialistas, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, de Oficiais-Generais do Alto-Comando e convidados.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou a importância dos militares Especialistas para a Força Aérea. “De fato e em verdade, o trabalho de nossos Especialistas – por vezes, ignoto – é insubstituível no projeto de defesa aérea e aeroespacial de nossa Instituição. Sua função constitui uma força inegável e capaz de suprir, com grandes feitos, o voo da nossa Força Aérea. Recebam, neste dia, a minha mais expressiva e mais sincera manifestação de orgulho em comandá-los! Conto com vocês na nobre missão de Controlar, Defender e Integrar!”, declarou durante a solenidade.

O Comandante da EEAR, Brigadeiro Soares, que se formou na Escola em 1986, antes de se tornar Oficial, destacou o reconhecimento do trabalho realizado pelos militares. “A concepção do Memorial do Especialista representa, no nível mais profundo, o nosso tributo de gratidão aos Especialistas que nos antecederam e que dedicaram grande parte de suas vidas profissionais, ao desenvolvimento do espírito patriótico, servindo e contribuindo para engrandecimento da Aeronáutica”, disse.

Durante a cerimônia, foi apresentado um vídeo institucional que ressaltou a relevância dos militares especialistas para a Força Aérea Brasileira. Na ocasião, também ocorreu a imposição da Medalha “Bartolomeu de Gusmão” a militares da EEAR pelos destacados serviços prestados.

HOMENAGENS

A data também foi marcada por homenagens. O Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, comandou a EEAR no período de 15 de abril de 2011 a 22 de julho de 2013. O Oficial-General recebeu uma lembrança em nome de todos os Comandantes que passaram pela Escola.

Já o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, filho do Suboficial Especialista Severino Teixeira Damasceno, recebeu uma placa simbolizando todos aqueles que se inspiraram nos Especialistas.

O Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad, também foi homenageado em nome de todos os Diretores de Ensino que ofereceram suporte à EEAR ao longo de seus 80 anos.

O primeiro Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá, o Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves Geraldo de Souza Conceição, também foi agraciado. O militar recebeu uma homenagem em nome de todos os especialistas, de ontem e de hoje, formados na EEAR. “Hoje é uma data muito especial para o Berço dos Especialistas. São 80 anos de história e estou muito feliz de poder fazer parte dessa comemoração, sendo o primeiro Graduado-Master desta renomada Escola”, declarou.

EEAR

Por meio da Portaria nº 160/GM3, de 15 de março de 1991, instituiu-se o dia 25 de março como data comemorativa do Dia do Especialista da Aeronáutica, data esta que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, instituição de ensino que tem como missão a formação e aperfeiçoamento de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de nível técnico para o Comando da Aeronáutica (COMAER).