COMAE FAB Comando
Foto: Sargento Bianca Viol/FAB/Divulgação.

Nesta segunda-feira (28/03) aconteceu, no Centro de Operações Espaciais (COPE), a cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) do Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida ao Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

A cerimônia reuniu, ainda, o ex-Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; o Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica de ontem e de hoje; Presidente da Telebrás, Jarbas José Valente; além de Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, bem como Comandantes, Diretores e Chefes das Organizações Militares.

Foto: Sargento Bianca Viol/FAB/Divulgação.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, agradeceu ao Tenente-Brigadeiro Almeida pela dedicação à frente do COMAE.

“Você provou, meu caro Almeida, estar preparado para liderar simultaneamente dois órgãos de extrema importância para a FAB, o Comando de Preparo e o Comando de Operações Aeroespaciais.”

Foto: Sargento Bianca Viol/FAB/Divulgação.

“Dentre tantas realizações neste período, ressalto todas as interceptações ocorridas em aeronaves ilícitas ao longo de toda nossa fronteira, assegurando o exercício da soberania do nosso espaço aéreo contra todas as formas de ameaça. Sua atuação, conduzindo as Operações Ostium, Verde Brasil, Ágata e Sumaúma, deu exemplo do trabalho sinérgico em conjunto com outros órgãos governamentais em benefício do País”.

Ao novo Comandante do COMAE, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior desejou sucesso na nova missão. “As batalhas a serem travadas daqui para frente o exigirão muito, a exemplo do fortalecimento da área espacial que ao longo dos últimos anos vem se desenvolvendo por meio do Centro de Operações Espaciais. Suas virtudes, com a equipe do COMAE, irão coroar de sucesso as ações que couberem implementar em proveito de toda Força Aérea e para o bem do nosso País”, completa.

Foto: Sargento Bianca Viol/FAB/Divulgação.

Ao despedir-se do COMAE, o Tenente-Brigadeiro Almeida destacou a emoção e o orgulho por ter assumido a função em sua carreira na FAB. “Agradeço mais uma vez pela confiança que depositou em mim e asseguro que pode continuar contando com minha completa lealdade e dedicação na missão que me for designada. Finalmente, nesse momento, digo adeus ao COMAE, unidade que deixa marcas profundas no meu coração, uma paixão arrebatadora que exprime exatamente o motivo que entrei na Força Aérea há 43 anos”, ressalta.

Para o Tenente-Brigadeiro Heraldo, que atuava como Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa (MD), esta é mais uma missão especial que assume em sua carreira.

FAB COMAE
Foto: Sargento Bianca Viol/FAB/Divulgação.

“Empregarei todo o conhecimento que tenho deste quando ingressei na Força Aérea e comecei a voar as aeronaves de combate e de caça, e de alguma forma acrescentar algo a esse Grande Comando para melhor executar as missões da Força Aérea Brasileira”, finaliza.

COMAE

O Comando de Operações Aeroespaciais foi ativado com a missão de empregar o poder aeroespacial, garantir a soberania do espaço aéreo e integração do território nacional. O COMAE, que neste ano completou seus 42 anos de atuação, é responsável por coordenar, planejar, executar e controlar as operações aeroespaciais.

Via Força Aérea Brasileira