Advertisement

FAB consegue comprador para lote de caças Mirage 2000 desativados em 2013

Segundo o site Intelligence Online a Força Aérea Brasileira vendeu sua frota de jatos de combate Mirage 2000.

De fato a FAB estava desde 2016 tentando vender seus antigos caças Mirage 2000, que foram aposentados em 2013 e desde então estão estocados na ALA 2, em Anápolis-GO.

A empresa que teria comprado os 12 caças Mirage 2000 seria uma empresa francesa chamada Procor, de atuação civil mas que que lida com a área militar. 

Os caças que não estão em condições de voo e já apresentavam mais de 10 mil horas de voo quando foram aposentados. De acordo com a empresa que comprou, esses caças “seriam usados se posicionar no lucrativo mercado de Aggressor Squadrons com as Forças Armadas da região dos Emirados Árabes Unidos”.

O site da Comissão interncaional da FAB em Washington publicou no mês de abril

O valor da venda é cerca de US$ 452 mil, e foi um dos pontos decisivos para o fechamento do acordo com a empresa.

 

O Passado e o Futuro

Gripen NG (Mock up). Os primeiros caças chegarão ao Brasil em 2021- Foto: FAB

A venda dos caças Mirage 2000 ou F-2000C/B como eram conhecidos dentro da FAB marca de fato o fim de uma era que começou nos 70 com a chegada dos primeiros caças supersônicos da FAB, o lendário Mirage F-103 (Mirage III), ali se iniciava uma saga de 47 anos entre Brasil e França, assim que foram aposentados os Mirages III em 2005 o Brasil comprou usado da Armée de l’Air 12 unidades do também francês Mirage 2000, estes ocuparam o lugar do F-103 na antiga Base Aérea de Anápolis- GO até 2006.

Eles trouxeram à FAB novas experiências como comando de voo Fly-by-wire, e um novo poder de fogo.

Cockpit do caça Gripen NG da FAB Foto – Força Aérea Brasileira

Mas era preciso trocar os caças da FAB (incluindo o F-5), por algo mais moderno que se encaixe no cenário atual da aviação militar.

Então depois anos, a escolha do programa FX-2 foi divulgada, e o novo vetor de combate da FAB havia sido escolhido, o caça da SAAB Gripen E/F ou NG. O Brasil terá uma participação especial na projeção e construção do caça, 15 unidades deles serão produzidas em Gavião Peixoto e começarão a ser entregues em 2024.

Outra parte dos 36 caças que a FAB terá serão construídos na Suécia, e o primeiro caça Gripen da FAB fará seu primeiro voo em agosto desde ano na Suécia, e será entregue ao Brasil em 2021.

A primeira Base Aérea que irá sediar os novos caças, que serão chamados de F-39, será a ALA 2 sob comando do 1º GDA, o mesmo esquadrão que em 1972 recebeu as unidades do Mirage III, operou os Mirages 2000 e opera os F-5EM/FM até a chegada dos Gripen E/F.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.