FAB KC-390
Foto: Sgt. Bianca Viol - Força Aérea Brasileira.

Em seu perfil no Flickr, a Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou imagens da participação do cargueiro multimissão Embraer KC-390 Millennium no Exercício Culminating, realizado nos Estados Unidos. 

A FAB enviou um de seus quatro KC-390 para o exercício operacional. Junto com a FAB, 120 paraquedistas do Exército Brasileiro participam do adestramento com o Exército (US Army) e Força Aérea dos EUA (USAF).

Foto: Sgt. Bianca Viol – Força Aérea Brasileira.

O KC-390 participou de missões de lançamento de paraquedistas junto de aeronaves C-17 Globemaster III e C-130 Hércules da USAF. 

Em visita ao exercício, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, ressaltou a interoperabilidade das Forças Armadas Brasileiras ampliada pela participação conjunta, no Exercício Culminating, do KC-390 da FAB e da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro.

Foto: Sgt. Bianca Viol – Força Aérea Brasileira.

O álbum da FAB conta com imagens de tropas do Exército embarcadas no KC-390, além de fotos do moderno cockpit da aeronave. As imagens são de autoria da Sargento Bianca Viol, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).

Cockpit do KC-390. Foto: Sgt. Bianca Viol – Força Aérea Brasileira.

Os outros três Millennium da FAB seguem voando constantemente no país, no âmbito da Operação COVID-19.

As aeronaves tem voado praticamente sem parar desde o dia 08 de janeiro, transportando oxigênio, medicamentos, material logístico e hospitalar dentre outros. 

A FAB recebeu seu primeiro KC-390 em setembro de 2019, tendo adquirido um total de 28 unidades. Atualmente, são operados no Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2 (antiga Base Aérea de Anápolis). As aeronaves substituirão os Lockheed C/KC-130 Hércules. 

O KC-390 também foi adquirido pelas forças aéreas de Portugal (5 unidades) e Hungria (2 unidades).