Gripen E sobrevoando o Rio de Janeiro. Foto: Sgt. Bianca Viol/FAB.

Em comemoração ao Dia da Aviação de Caça, celebrado na última quinta-feira, 22 de abril, a Força Aérea Brasileira adicionou novas fotos do sobrevoo do Saab F-39E Gripen no Rio de Janeiro. 

O voo, que fez parte da campanha de ensaios e desenvolvimento do novo caça, foi realizado em dezembro de 2020 e contou com o apoio de um C-130M Hércules como plataforma para os fotógrafos e cinegrafistas. 

São 26 fotos em alta resolução do mais novo caça da FAB, todas de autoria da 2º Sargento Bianca Viol, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).

Nas imagens, o F-39E é visto sobrevoando diversos pontos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, Hipódromo da Gávea, Aeroporto Santos Dumont, Restinga da Marambaia e a Base Aérea de Santa Cruz, atual Ala 12, com seu histórico Hangar do Zeppelin. 

F-39E Gripen sobrevoando o Hipódromo da Gávea. Foto: Sgt. Bianca Viol/FAB. 

As imagens podem ser encontradas nos álbuns Aviação de Caça e F-39E Gripen no perfil da Força Aérea Brasileira no Flickr. Confira mais algumas abaixo.

Sobre o Aeroporto Santos Dumont e Escola Naval. Foto: Sgt. Bianca Viol/FAB.
Foto: Sgt. Bianca Viol/FAB.
Gripen sobrevoa a Ala 12 (Base Aérea de Santa Cruz), com o Hangar do Zeppelin ao fundo. Foto: Sgt. Bianca Viol/FAB.
Gripen E com o Cristo Redentor. Foto: Sgt. Bianca Viol/FAB.

O Gripen matrícula FAB 4100, o primeiro de 36 adquiridos, fez seu primeiro voo na Suécia em 26 de agosto de 2019. A aeronave foi trazida até o Brasil em um navio, chegando ao Porto de Navegantes (SC) no dia 20 de setembro de 2020. Quatro dias depois, o caça decolou de Santa Catarina com destino à Gavião Peixoto, interior de São Paulo, onde se encontra no momento.

Lá, o F-39 vem sendo empregado na campanha de testes e desenvolvimento no GFTC (Gripen Flight Test Center) com a Embraer, FAB e Saab. É previsto que a Força Aérea receba as quatro primeiras unidades operacionais ainda em 2021, que serão operadas no Esquadrão Jaguar (1º GDA), sediado na Ala 2 (Base Aérea de Anápolis).

Além das belas imagens com o novo caça, outras 26, também de autoria da Sgt. Bianca, mostram o check externo de um F-5EM Tiger II do Esquadrão Pampa (1º/14º GAv) por um piloto do 1º GDA.

Curiosamente, as fotos mostram o F-5 matrícula FAB 4862, modificado para ser uso nos testes do datalink brasileiro Link-BR2. As modificações incluem a adição de antenas no dorso e no nariz da aeronave, segundo informações da Revista Força Aérea.

Piloto de caça FAB realiza um walkaround no F-5EM 4862. É possível ver a segunda antena em forma de barbatana no dorso da caça, modificação realizada para os testes do datalink Link-BR2. Foto: Sgt. Bianca Viol/FAB.