A Força Aérea Brasileira (FAB) já transportou 126 pacientes, além de 65 profissionais de equipes de saúde, de Manaus (AM) para seis cidades brasileiras. Duas aeronaves C-99 do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, acionadas pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), cumprem as missões que têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense.

Nessa terça-feira (19), a FAB realizou voos para transportar 16 pacientes para São Luís (MA) e oito pacientes para Brasília (DF). A ação teve iniciou no dia 15 de janeiro com o transporte de pacientes para Teresina (PI). Deste então, a FAB já realizou voos para São Luís (MA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Goiânia (GO), e Brasília (DF).

Operação COVID-19

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, a pandemia de COVID-19 no País. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 unidades federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, higienização de lugares públicos, dentre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças, que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Acompanhe a página especial sobre a atuação da FAB na Operação COVID-19.


 

Fonte: FAB

Fotos: Tenentes Padoan e Dantoniele / Ala 8

DEIXE UMA RESPOSTA