Foto: Capitão Médico David Pedrosa/FAB/Divulgação.

A aeronave Multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-390 Millennium, realizou nessa terça-feira (31) o lançamento de paraquedistas da Força Aérea Colombiana (FAC). A bordo do avião, 13 militares e dois cães treinados para atuarem em cenários de guerra foram lançados pelas portas laterais da aeronave, em salto livre. O voo foi realizado na região de Palanquero, na Colômbia, no módulo FAM-FIT, sigla para Familiarization Flight (FAM) e Forces Integration Training (FIT).

A FAB enviou militares e o KC-390 matrícula 2855 para participar nos exercícios Cooperación VII e Ángel de Los Andes III. Sob o lema “Unidos para salvar vidas”, tripulações, equipes de resgate e aeronaves dos Estados Unidos, Canadá, Chile, Brasil, Honduras, México, República Dominicana e outros países participam do treinamento para realizar missões de auxílio humanitário em caso de desastres naturais. 

Foto: Capitão Médico David Pedrosa/FAB/Divulgação.

De acordo com o loadmaster do avião, Suboficial Otoniel Elias dos Reis, essa etapa é fundamental para que os militares estrangeiros sejam familiarizados com a região e conheçam os procedimentos e peculiaridades da aeronave. “É muito importante compartilhar doutrinas de lançamento e de segurança e defesa das tropas amigas, principalmente quando temos militares de outros países envolvidos”, destacou o Suboficial.

FAB/Divulgação.

O primeiro lançamento de paraquedistas no KC-390 Millennium aconteceu em dezembro de 2020, quando foram lançados militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (Bda Inf Pqdt). O treinamento foi realizado para os integrantes que participaram do Exercício Operacional Culminating, que ocorreu no estado da Louisiana, nos Estados Unidos (EUA).

Força Aérea Colombiana/Divulgação.

O avião também lançou paraquedistas durante o Exercício Culminating, em voos em conjunto com as aeronaves C-17 e C-130 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), em fevereiro deste ano. A missão foi um marco no projeto de desenvolvimento do KC-390, pois a aeronave teve a oportunidade de operar, cumprindo todos os objetivos traçados, com aviões militares de transporte já consagrados e empregados em cenários de combate ao redor do mundo.

Via Força Aérea Brasileira

DEIXE UMA RESPOSTA