FAB lança vídeo em homenagem ao Dia da Aviação de Busca e Salvamento

A data da Aviação de Busca e Salvamento é celebrada em 26 de junho, como referência ao resgate no ano de 1967 dos cinco sobreviventes do C-47 FAB 2068 que desapareceu na Amazônia com 25 pessoas a bordo. Após incansáveis buscas os destroços foram finalmente localizados pelo Albatroz FAB 6539. Foi então que o sobrevivente Tenente Velly proferiu a frase que passou a permear a vocação da Aviação de Busca e Salvamento: “Eu sabia que vocês viriam!”

Para homenagear o Dia da Aviação de Busca e Salvamento, a Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um vídeo especial que pode ser assistido acima.

Hoje, o Sistema SAR, sob a coordenação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, é composto por um centro nacional de controle de missão, que utiliza a rede internacional de satélites SAR, e quatro centros regionais de coordenação.

Continua depois do anúncio

O Comando de Operações Aeroespaciais é o comando operacional conjunto responsável pelo comando e controle das operações de busca e salvamento, empregando militares altamente qualificados e aeronaves com capacidade de realizar a missão, como C-130, SC-105, P-95M, P-3AM, H-60, H-36 e, futuramente, o KC-390.

O Comando de Preparo, por sua vez, capacita as equipagens por intermédio de exercícios que reproduzem, do modo mais fiel possível, os cenários das missões reais. Com efeito, as técnicas, as táticas e os procedimentos de resgate em combate, de busca eletrônica, de utilização dos óculos de visão noturna e de atendimento pré-hospitalar, entre outros, estão em constante atualização, graças ao processo de preparo operacional desenvolvido no âmbito do COMPREP e das organizações subordinadas.

Fonte/ Foto/ Vídeo: FAB

Continua depois do anúncio